Candidato do Rio de Janeiro é eleito Mister Brasil Trans em concurso cheio de empoderamento

O Mister Brasil Trans 2021 conheceu seu vencedor na noite da última terça-feira, 9 de novembro, o modelo Bernardo Rabelo, representante do Rio de Janeiro. Ele foi coroado o homem trans mais bonito do Brasil após ser eleito pelo júri entre 25 candidatos.

Leia também:

Primeira lei contra a LGBTIfobia completa 20 anos no Estado de São Paulo

Rede Nacional de Pessoas Trans e Luciana Genro querem programa de empregos para trans e travestis no RS

“Eu quero levar a voz da comunidade trans. Dizer que nós podemos, que temos direitos. Mais importante que a minha vitória pessoal, este concurso é a vitória da visibilidade de nossos corpos. Nossos corpos precisam ser vistos. Todos nós somos plurais e somos lindos”, disse o vencedor.

Além de eleger o vencedor nacional, o concurso também elegeu o Mister São Paulo, que irá disputar o Mister Brasil Trans 2022. Os participantes da eliminatória paulista foram os primeiros a entrar no palco do Teatro Santo Agostinho, no bairro da Liberdade, na capital paulista. Em seguida, foi a vez dos candidatos da grande final nacional.

O modelo Bernardo Rabelo, representante do Rio de Janeiro, foi coroado o homem trans mais bonito do Brasil

Com etapas que remetem aos grandes concursos de beleza internacionais, os candidatos entraram em traje de banho, sob muitos suspiros e gritos de “lindo” na plateia. Depois, voltaram ao palco em traje de gala com ainda mais aplausos.

Ao fim do desfile, o primeiro momento de grande expectativa aconteceu com o anúncio do vencedor de São Paulo. João Daniel, representante de Jundiaí, foi eleito o Mister São Paulo 2021. Ele celebrou a vitória com o punho cerrado para o alto, símbolo do movimento negro.

João Daniel, representante de Jundiaí, foi eleito o Mister São Paulo 2021

“Não é apenas sobre mim, é sobre todos os homens trans pretos que eu quero ver representados neste palco. É sobre meus ancestrais, é sobre todas as pessoas que vieram torcer por mim. É muito importante, como homem trans preto, ser o Mister Trans São Paulo. ”

Discursos

Madrinha do evento, a vereadora Erika Hilton (PSOL) fez um discurso inflamado ressaltando a importância do Mister Brasil Trans. “É mais que uma disputa por beleza. É uma reação à sociedade cisheteronormativa que privilegia o falo, o pau. É uma vitória de nossos corpos contra a transfobia”,  afirmou.

Erica Malunguinho, também presente, exaltou o concurso para o empoderamento de homens trans. “Eu vejo como mais um passo para o futuro. Eu vejo como um projeto de afirmação politica fundamental . Falar de beleza não é só falar de embalagem, é também falar de nossas interioridades. De a gente se afirmar. O Mister Brasil Trans também dá um recado para sociedade, de uma forma positiva, sobre os padrões,  sobre normatividade, sobre exclusão. É poderoso e futurista  como estratégia de luta a afirmação e a positividade”, disse ela.

O Mister Brasil Trans também dá um recado para sociedade, de uma forma positiva, sobre os padrões,  sobre normatividade, sobre exclusão.

O padre Julio Lancelotti usou sua vez de fala para pedir pelos mais pobres. “A questão de gênero também perpassa a questão de classe. Muitas travestis, mulheres e homens trans não vão chegar ao palco deste teatro. Por isso, eu peço: Defendam os mais pobres. Não esqueçam das travestis moradoras de rua e dos homens trans que estão embaixo das marquises.”

Fotos: Tomás Araújo / Mister Brasil Trans