Divina Valéria protagoniza campanha de beleza aos 80 dirigida por Luh Maza

Aos 80 anos, Divina Valéria, primeira cantora trans a lançar um disco no Brasil em 1966 e reúne com a cineasta Luh Maza, primeira roteirista e diretora trans de ficção na tv brasileira, para estrelarem a campanha Eu faço História com Orgulho para a Época Cosméticos, o maior site de beleza do Brasil.

Leia também:

7ª Marcha do Orgulho Trans ocupa centro de São Paulo pelo fim da transfobia

Spartanos F.C comemora dois anos de vida empoderando atletas trans do Grande ABC

Majur e Jaloo encabeçam line-up do Pride Nas Alturas na Parada de SP

Em linguagem de making of, as duas são flagradas pelas câmeras em seus momentos antes de entrar em cena. Valéria no camarim e Luh no estúdio. O resultado desse encontro pode ser assistido no vídeo disponibilizado nas redes sociais das artistas e da Época! E as fotos você confere aqui na Ezatamag com um pouco mais das biografias dessas mulheres que fizeram e continuam fazendo História para a comunidade feminina, trans e LGBTQIAPN+ no Brasil.

Valéria Fernandez Gonzalez nasceu em 5 de Junho de 1944 no Rio de Janeiro. Cantora, estreou em 1964 no primeiro grande show de travestis do Brasil: “Les Girls”. Em 1966 lançou o primeiro disco de uma cantora trans, o compacto “Valéria”. A partir daí, ganhou o mundo em temporadas na França, Alemanha, Argentina e até no Japão. No Uruguai recebeu o apelido que carrega até hoje: Divina.

Apesar da repressão naqueles tempos, Divina Valéria trabalhou com os maiores nomes do showbusiness brasileiro como Luiz Carlos Miele, Augusto César Vannucci e Ronaldo Bôscoli – ainda que fosse proibida de aparecer na televisão, o que só aconteceria décadas depois. Recentemente tem se dedicado a inúmeros filmes como o documentário “Divinas Divas”, “Cidade Baixa” e “Marie”, pelo qual recebeu o troféu Kikito especial no Festival de Cinema de Gramado.

Em 2023, Divina Valéria foi uma das estrelas convidadas do elenco da novela das nove da Rede Globo: “Travessia”. Entre quatro filmes que aguarda lançamento destaca-se “Nada Somos” ( da antologia “Insubmissas”) com direção de Luh Maza.

Entre os anos de 2022 e 2023, Luh foi a primeira jurada trans do Prêmio Shell de Teatro

Luh Maza nasceu em 14 de Janeiro de 1987 no Rio de Janeiro. Diretora, atriz e roteirista/escritora. A primeira peça profissional que escreveu, dirigiu e produziu foi “Três T3mpos” aos 17 anos. Desde então encenou dezenas de espetáculos como “Kiwi”, ganhador do Prêmio Aplauso Brasil de melhor espetáculo; “Carne Viva”, encenado com uma companhia de Portugal, e “Transtopia”, com o qual se tornou a primeira diretora trans convidada pelo Theatro Municipal de São Paulo.

Entre os anos de 2022 e 2023 foi a primeira jurada trans do Prêmio Shell de Teatro. Em 2019, estreou na televisão com “Sessão de Terapia” (Globoplay/GNT), com a qual se tornou a primeira roteirista trans da TV brasileira. Entre outros trabalhos audiovisuais, destacam-se o filme da campanha “Trinta e Cinco”, com seu roteiro e co direção criativa, premiado na Alemanha, Argentina e Estados Unidos; o filme da campanha “Passos Para Visibilidade” para o Mercado Livre; e em 2024: “Da Ponte Pra Lá” (Max), onde além de roteirista foi a primeira diretora trans em uma série de ficção em streaming no Brasil.

Eu faço História com Orgulho

Estrelando: Divina Valéria e Luh Maza (@divinavaleriaoficiall @luhmaza)

Criação e direção: Luh Maza (@luhmaza)

Direção de fotografia: Sladká Meduza (@nullmove)

Montagem e finalização: Mari Crestani (@maricrestani)

Beleza: Magô Tonhon (@mulhertrans)

Styling: André Campos (@camposdeandreh)

Retratos: Nu Abe (@nu__abe)

Retouch: Alícia Abe (@alicia.a.b.e)

Locação: Espacio Secreto (@espacio.secreto)

Assistência de fotografia: Zuma Link (@zuma.link)

Produção: Danilo Forziati (@dan.forziati)

Produção executiva: Luh Maza (@luhmaza)

Produtora: Maza Filmes (@luhmaza)

Sobre a Época Cosméticos:

A Época acredita no poder transformador de explorar a própria beleza. É o e-commerce mais completo em cuidados e estética do Brasil, sendo que no site e aplicativo tem mais de 25 mil produtos e 700 marcas. Fundada há 30 anos pela família Milman, no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro, em 2013 passou a fazer parte do Grupo Magazine Luiza, da empresária Luiza Helena Trajano. “Aqui você se cuida e encontra meios de expor a sua personalidade através da beleza, porque toda beleza é única”, diz a Época.