Divina Valéria protagoniza campanha de beleza aos 80 dirigida por Luh Maza
Aos 80 anos, Divina Valéria, primeira cantora trans a lançar um disco no Brasil em 1966 e reúne com a cineasta Luh Maza, primeira roteirista e diretora trans de ficção na tv brasileira, para estrelarem a campanha Eu faço História com Orgulho para a Época Cosméticos, o maior site de beleza do Brasil.
Leia também:
7ª Marcha do Orgulho Trans ocupa centro de São Paulo pelo fim da transfobia
Spartanos F.C comemora dois anos de vida empoderando atletas trans do Grande ABC
Majur e Jaloo encabeçam line-up do Pride Nas Alturas na Parada de SP
Em linguagem de making of, as duas são flagradas pelas câmeras em seus momentos antes de entrar em cena. Valéria no camarim e Luh no estúdio. O resultado desse encontro pode ser assistido no vídeo disponibilizado nas redes sociais das artistas e da Época! E as fotos você confere aqui na Ezatamag com um pouco mais das biografias dessas mulheres que fizeram e continuam fazendo História para a comunidade feminina, trans e LGBTQIAPN+ no Brasil.
Valéria Fernandez Gonzalez nasceu em 5 de Junho de 1944 no Rio de Janeiro. Cantora, estreou em 1964 no primeiro grande show de travestis do Brasil: “Les Girls”. Em 1966 lançou o primeiro disco de uma cantora trans, o compacto “Valéria”. A partir daí, ganhou o mundo em temporadas na França, Alemanha, Argentina e até no Japão. No Uruguai recebeu o apelido que carrega até hoje: Divina.
Apesar da repressão naqueles tempos, Divina Valéria trabalhou com os maiores nomes do showbusiness brasileiro como Luiz Carlos Miele, Augusto César Vannucci e Ronaldo Bôscoli – ainda que fosse proibida de aparecer na televisão, o que só aconteceria décadas depois. Recentemente tem se dedicado a inúmeros filmes como o documentário “Divinas Divas”, “Cidade Baixa” e “Marie”, pelo qual recebeu o troféu Kikito especial no Festival de Cinema de Gramado.
Ver essa foto no Instagram
Em 2023, Divina Valéria foi uma das estrelas convidadas do elenco da novela das nove da Rede Globo: “Travessia”. Entre quatro filmes que aguarda lançamento destaca-se “Nada Somos” ( da antologia “Insubmissas”) com direção de Luh Maza.
Luh Maza nasceu em 14 de Janeiro de 1987 no Rio de Janeiro. Diretora, atriz e roteirista/escritora. A primeira peça profissional que escreveu, dirigiu e produziu foi “Três T3mpos” aos 17 anos. Desde então encenou dezenas de espetáculos como “Kiwi”, ganhador do Prêmio Aplauso Brasil de melhor espetáculo; “Carne Viva”, encenado com uma companhia de Portugal, e “Transtopia”, com o qual se tornou a primeira diretora trans convidada pelo Theatro Municipal de São Paulo.
Entre os anos de 2022 e 2023 foi a primeira jurada trans do Prêmio Shell de Teatro. Em 2019, estreou na televisão com “Sessão de Terapia” (Globoplay/GNT), com a qual se tornou a primeira roteirista trans da TV brasileira. Entre outros trabalhos audiovisuais, destacam-se o filme da campanha “Trinta e Cinco”, com seu roteiro e co direção criativa, premiado na Alemanha, Argentina e Estados Unidos; o filme da campanha “Passos Para Visibilidade” para o Mercado Livre; e em 2024: “Da Ponte Pra Lá” (Max), onde além de roteirista foi a primeira diretora trans em uma série de ficção em streaming no Brasil.
Eu faço História com Orgulho
Estrelando: Divina Valéria e Luh Maza (@divinavaleriaoficiall @luhmaza)
Criação e direção: Luh Maza (@luhmaza)
Direção de fotografia: Sladká Meduza (@nullmove)
Montagem e finalização: Mari Crestani (@maricrestani)
Beleza: Magô Tonhon (@mulhertrans)
Styling: André Campos (@camposdeandreh)
Retratos: Nu Abe (@nu__abe)
Retouch: Alícia Abe (@alicia.a.b.e)
Locação: Espacio Secreto (@espacio.secreto)
Assistência de fotografia: Zuma Link (@zuma.link)
Produção: Danilo Forziati (@dan.forziati)
Produção executiva: Luh Maza (@luhmaza)
Produtora: Maza Filmes (@luhmaza)
Sobre a Época Cosméticos:
A Época acredita no poder transformador de explorar a própria beleza. É o e-commerce mais completo em cuidados e estética do Brasil, sendo que no site e aplicativo tem mais de 25 mil produtos e 700 marcas. Fundada há 30 anos pela família Milman, no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro, em 2013 passou a fazer parte do Grupo Magazine Luiza, da empresária Luiza Helena Trajano. “Aqui você se cuida e encontra meios de expor a sua personalidade através da beleza, porque toda beleza é única”, diz a Época.