Exposição Contra-Ataque! recupera espaço das mulheres no futebol e relembra heroínas
A exposição “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol” está em cartaz em São Paulo, no Estádio do Pacaembu, justamente para recuperar a posse de bola para as meninas e mostrar que esporte não tem limitação de gênero. A mostra fica aberta até 20 de outubro e traz grandes destaques do futebol profissional, mas também lembra das manas da várzea e incentiva a prática em todos os níveis.
O objetivo principal desse passeio pelo talento futebolístico feminino é contar como as mulheres tiveram de lutar para conquistar o direito ao jogo. Aborda questões como o uniforme adequado aos seus corpos, a participação na gestão esportiva, na arbitragem, na imprensa e a livre circulação nas arquibancadas.
Um dos destaques é a primeira mulher a comandar a Seleção Feminina principal, Emily Lima, que também treinou as Seleções Sub-17 e Sub-15, além das equipes do Juventus, do São José e, atualmente, do Santos. Como jogadora, teve passagens em clubes brasileiros e europeus, com destaque para sua participação na Seleção Portuguesa (2007-2009) em função de sua dupla nacionalidade.
Outra que merece atenção é Sissi, integrante da primeira seleção, reinou nos campos na década de 1990. Autora do primeiro Gol de Ouro na história dos Mundiais femininos, viveu o auge na Copa de 1999, do qual foi artilheira com 7 gols. A baiana de Esplanada é reconhecida por muitos como a primeira grande craque da Seleção Brasileira.
Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza. = Artigo do Decreto Lei 3.199 de 1941.
Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol
Até 20 de outubro de 2019
Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)*
*Sujeito à alteração conforme jogos no Estádio.
Confira a agenda antes da visita.
**O Museu do Futebol não abre às segundas-feiras.
R$15 (inteira) R$7,50 (meia)*
Entrada gratuita às terças-feiras.
Estádio do Pacaembu: Praça Charles Miller, s/n, São Paulo – SP
contato@museudofutebol.org.br