Novo livro mostra como a mulher pode redescobrir sua força e não se deixar definir por um relacionamento abusivo

Por Ágata Pauer*

Na coluna de hoje, eu (@agatapauer) irei indicar a leitura de um livro sensível da Ludmila Lopes (@escritoraludmila), artista independente da cidade de Cabo Frio e Região dos Lagos (RJ). Deixo abaixo uma descrição/sinopse sobre o conteúdo:

“Laços de Alma: uma história de amor e superação”

Por mais que seja difícil admitir, vivemos em um país onde é comum encontrar mulheres que passaram e passam por relacionamentos abusivos. Com Madu, protagonista do livro, não é diferente. A mulher quase foi morta pelo ex-marido em frente à filha pequena, Linda. Apenas está viva porque seu cunhado na época, Anderson, interviu.

Leia também:

Conheça a história do arcebispo gay que inspirou um dos maiores hinos LGBT mundiais

Diálogo sobre a mercantilização e a comunidade LGBT

Matheus, o agressor, foi preso, e seu irmão acabou ajudando na criação de Linda, o que acabou o aproximando mais e mais de Madu, que nutre uma paixão platônica por ele, mesmo estando noivo. Até tenta esconder, mas tudo vem à tona quando ela, em conjunto com a terapeuta, decide levar a filha para visitar o pai na cadeia. O problema é que acontece uma rebelião no dia da visita e a criança acaba sendo sequestrada por Matheus.

Laços de Alma não se trata apenas de um romance, e sim de uma história de superação. Madu achava que não poderia mais ser feliz, mas acaba se aceitando com o passar do tempo e supera o passado. O livro mostra como a mulher pode redescobrir sua força e não se deixar definir por um relacionamento abusivo.

Assim como ela, saiba que, se já passou por um relacionamento abusivo, você também não se resume a isso. Não mesmo.

Sigam e fortaleçam o trabalho da @escritoraludmila

*Ágatha Pauer é criadora de conteúdo, atriz e travaturga, estudante do @iffcampuscabofrio e ex-bolsista do projeto de arte e cultura. Atualmente é coordenadora do movimento de mulheres da RL e filiada ao @gruposguais.