Vereadora Regininha movimenta a Câmara de Rio Grande (RS) com projetos sobre defesa da mulher, prevenção ao HIV, educação e saúde 

Mulher, transfeminista, estudante de Pedagogia, militante da causa LGBT, defensora dos Direitos Humanos, a vereadora Maria Regina Moraes (PT-RS), a Regininha, tem movimentado a pauta da Câmara Municipal de Rio Grande (RS). Prestes a completar 100 dias de mandata, Regininha já pediu serviços de zeladoria, criação de comissão de educação, mais acesso à prevenção ao HIV e programação especial para celebrar a Lei Maria da Penha. 

Esta última iniciativa é o Projeto de Lei de Vereador nº 70 de 2021, que “institui a semana municipal de ações voltadas à Lei Maria da Penha na rede de escola pública e privada deste município”. A proposta prevê que as ações devem ser desenvolvidas anualmente na primeira semana do mês de agosto, uma forma de destacar a importância da prevenção e do combate à violência contra a mulher. 

Já no Requerimento nº 232 de 2021, Regininha pede “ao executivo Municipal que sejam distribuídas em todas as unidades de saúde do município do Rio Grande a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) e a profilaxia pré-exposição ao HIV (PreP)”. O objetivo é ampliar o acesso da população aos medicamentos, contribuindo na luta contra o HIV. 

Regininha também apresentou emenda ao Projeto de Lei do Executivo 011/2021, que institui a Rede de Prevenção e Combate ao Assédio Contra as Mulheres no Ambiente de Trabalho na rede pública municipal ou externo das repartições.  

Regininha: saúde, educação, direitos humanos, infraestrutura

A vereadora complementou ao texto que “o prefeito municipal nomeará três servidoras públicas municipais para comporem a Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio”; que “o prefeito municipal adotará as medidas para as vítimas de assédio, podendo tanto realocar a servidora de setor, como alterar a lotação do servidor que praticou o ato, evitando o agravamento do quadro emocional da vítima”.  

Além disso, Regininha também pediu a formação de Comissão Especial em defesa da educação de Jovens e Adultos (EJA) e a criação da Politica Itinerante da Educação de Jovens e Adultos.  

Também já indicou a necessidade de melhorias na infraestrutura da cidade como praças e limpeza urbana e também já requereu a criação da Ouvidoria da Câmara. À Prefeitura (Secretaria de Educação), Regininha solicitou a entrega de absorventes higiênicos às jovens que estudam nos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio.  

100 dias de mandata cheia de fôlego! 

Leia Também: 

Projeto de Erika Hilton garante contratação de trans no serviço público de SP e planta semente para outros municípios 

Projeto do senador Fabiano Contarato quer incluir questões LGBT no Censo Demográfico

Projeto obriga empresas com contrato com poder público a contratar travestis e transexuais 

Projeto do deputado federal Alexandre Frota obriga partidos políticos a terem 10% de candidaturas LGBT 

Projeto da vereadora Duda Salabert pede programa de apoio a pessoas trans em Belo Horizonte 

Aracaju faz aniversário com projetos de lei da vereadora Linda Brasil a serem discutidos em favor da população trans 

Conheça os projetos da vereadora Benny Briolly para garantir cidadania às pessoas trans de Niterói  

Projeto da vereadora Gilvan Masferrer quer programa de atendimento à população LGBT em Uberlândia 

Erika Hilton pede Frente Parlamentar para apoiar pautas LGBT na Câmara de São Paulo 

Única mulher, negra e trans da Câmara de São Borja, Lins Roballo apresenta oito projeto em defesa delas 

Vereadora Tieta Melo pede criação de programa para mulheres vítimas de violência em São Joaquim da Barra