Primeiro Bloco Trans do Carnaval de Natal celebra a diversidade e inclusão com uma programação especial
O “Transfolia” tem se consolidado como uma das principais expressões artísticas de celebração e resistência da comunidade trans e travesti em Natal-RN nesse período carnavalesco, especialmente ao longo dos seus três anos de existência. O bloco destaca-se não apenas pela sua proposta de inclusão e visibilidade, mas também pela promoção de um ambiente seguro e acolhedor durante as festividades de Carnaval.
Leia também:
O evento, que será no dia 3 de março de 2025 (na segunda-feira de Carnaval), representa uma união da alegria carnavalesca com a luta pelos direitos e igualdade da comunidade LGBT+. O Transfolia evoluiu significativamente desde sua primeira edição, sempre buscando valorizar o talento local com uma programação diversificada. Nomes como Casixtranha, Geisla, Taj Ma House, Sun Cllaàire, Elias D´Castro, Ale du Black e Jennify C prometem compor um line-up vibrante.
Vic Kabulosa, além de anfitriã e apresentadora do bloco, traz seu estilo icônico para as apresentações, com homenagens a ícones da música brasileira . O compromisso de Vic e da equipe do Transfolia em criar um ambiente seguro e acolhedor para o público é essencial, especialmente em um contexto onde a transfobia ainda é um desafio, num país que possui números alarmantes da violência contra essa população. A parceria com a polícia militar e a inclusão de diálogos de conscientização que serão realizados entre as apresentações são iniciativas importantes para garantir a segurança e promover a inclusão.

A artista Ale du Black, uma das idealizadoras do bloco, reforça a importância de espaços como esse para inspirar outras pessoas da comunidade a se expressarem artisticamente. O Transfolia, fundado por Marcelo Veni (renomado produtor cultural), Ale du Black e Vic Kabulosa, torna-se assim um símbolo de luta e resistência, promovendo a inclusão e a visibilidade da comunidade LGBT+ no Carnaval Potiguar, esperando atrair cerca de 5 mil pessoas nesta edição.

A parceria com a Funcarte (Fundação Cultural Capitania das Artes) é também um aspecto fundamental para a realização do evento, evidenciando a importância do apoio institucional para a promoção da diversidade e da cultura local. O Transfolia, por sua vez, não só celebra a arte e a alegria, mas também se posiciona como um ato político contra a marginalização e um grito de resistência e visibilidade para as vozes trans e travestis em meio a maior festa brasileira: o carnaval.
Para ver a programação completa do bloco acesse o ig: @blocotransfolia
*Artur Vieira é cristão, gay e jornalista que trabalha com o público LGBT+ desde 2013 na internet através do pérfil @devoltaaoreino