Espírito Santo inaugura salão de beleza em penitenciária para LGBT+
A Secretaria da Justiça (Sejus) do Estado do Espírito Santo inaugurou em maio um salão de beleza na Penitenciária de Segurança Média 2, uma unidade exclusiva e de referência para a população LGBT+. O projeto Espaço Divas, vencedor do Edital de Boas Práticas no campo das Políticas sobre Drogas, vinculado à Secretaria do Governo (SEG), recebeu um prêmio de R$ 40 mil, junto com o Projeto Arco Íris, também desenvolvido na unidade prisional.
Leia também:
Comissão do Senado aprova projeto do senador Fabiano Contarato sobre população carcerária
STJ assegura prisão domiciliar a mulher que teria de cumprir pena em presídio masculino
“O Espaço Divas promete ser um ambiente de aprendizado e profissionalização para nossos internos e internas. Esta é uma iniciativa de extrema importância, pois está alinhada com nosso compromisso de aumentar o envolvimento de detentos em atividades produtivas e educacionais no sistema prisional capixaba. Isso aumenta a possibilidade de ressocialização e contribui para a segurança das unidades”, afirmou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Augusto Lopes, destacou que o salão é um dos projetos vencedores do Edital Boas Práticas 2023, reconhecido por suas ações inovadoras que ajudam a mitigar a problemática das drogas, uma questão complexa na sociedade.
O Espaço Divas possui uma área dedicada dentro da unidade prisional, equipada com mesas, lavatórios, cadeiras de corte, secadores, pranchas alisadoras e outros produtos necessários para os serviços de beleza. Duas internas, certificadas na área, conduzem as atividades. O espaço oferecerá, além dos serviços de beleza, cursos profissionalizantes.