“Anhell69”, de Theo Montoya, é uma obra fílmica que parece nascer espontaneamente de si mesma
Por Eduardo de Assumpção*
“Anhell69” (Colômbia/Polônia/França/Alemanha, 2022) Um carro funerário no meio da noite entra nas ruas de Medellín com o corpo de um jovem cineasta contando a história do filme que quer fazer com jovens da comunidade queer. Seu cenário é baseado no contexto de uma seita espectrofílica. Com uma vitalidade híbrida, ‘Anhell69’, de Theo Montoya, é uma obra fílmica que parece nascer espontaneamente de si mesma, especialmente do encontro com esses jovens já falecidos que o diretor conheceu para seu projeto cinematográfico, que só se concretizou na forma de um documentário.
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A exploração distópica de Medellín invadida por uma seita espectrofílica, que sente atração por fantasmas, convida à narrativa para confrontar a cidade com suas décadas sangrentas, onde a juventude tenta com energia criativa e resiliência sobreviver.
Em torno de um making of documental, Theo Montoya constrói uma exploração cinematográfica em estrutura arbórea. Uma obra criativa ousada, cuja monstruosidade de uma sociedade empurrada para suas margens é apresentada como um ressurgimento do despertar das consciências. Mas o ator principal de Montoya, Camilo Najar, que também havia estrelado seu filme anterior, morreu cedo na produção, aos 21 anos – ‘Anhell69’ era seu nome no Instagram – atrapalhando os planos.
E como se vê, Najar foi uma das oito pessoas no filme que já faleceram, principalmente por drogas, suicídio ou violência nas ruas. Então, em vez disso, entre o material destinado a fazer parte do filme de zumbis, há inúmeras entrevistas na forma de audições. Najar e outros jovens de Medellín, muitos deles LGBTQ, contam suas histórias.
A questão da morte sempre paira sobre essas mentes apaixonadas. Os pogroms generalizados e a guerra poderiam ter chegado ao fim. Mas os efeitos persistentes da violência afetam as comunidades mais vulneráveis e marginalizadas da cidade, incluindo a queer.
‘Anhell69’ pode ser um trabalho de angústia e tristeza. Ao mesmo tempo, é sustentado por imagens extremamente belas. Os visuais de outro mundo de Montoya não parecem estar simplesmente de luto pelas pessoas que perderam.
Ele também está de luto pelos sonhos perdidos.
*Eduardo de Assumpção é jornalista e responsável pelo blog cinematografiaqueer.blogspot.com
Instagram: @cinematografiaqueer
Twitter: @eduardoirib