Congresso Nacional será novamente iluminado com bandeira LGBT hoje em ação que vem colorindo a cidade toda com visibilidade  

Centro das decisões políticas federais, Brasília ganhou neste mês mais cor e representatividade com uma ação do coletivo Brasília Orgulho, estampando a nossa bandeira em vários locais da capital federal. A cereja do bolo será hoje, às 20h, com a iniciativa “Casa do Povo. Casa de LGBT também”, com projeção de arco-íris, militância e muita ocupação de espaço no Congresso Nacional – com transmissão ao vivo no Instagram @brasiliaorgulho 

Todas as obras compõem o chamado Mapa do Orgulho, que pode ser lido por meio de QR Code em totens nas próprias criações, e o público localiza as outras intervenções para se deslocar até elas.  

“Por conta da pandemia de covid-19, a ação foi criada para que, de maneira segura e ao ar livre, as pessoas pudessem tirar fotos e difundir a mensagem de orgulho pelas redes sociais. Para evitar aglomerações, as obras são espalhadas pelo Plano Piloto por vários dias”, reforça Igor Albuquerque, integrante do Brasília Orgulho e membro do coletivo Crewza. 

Por conta da pandemia de covid-19, a ação foi criada para que, de maneira segura e ao ar livre, as pessoas pudessem tirar fotos e difundir a mensagem de orgulho pelas redes sociais. Para evitar aglomerações, as obras são espalhadas pelo Plano Piloto por vários dias.

Dentre as obras estão a escada da Torre de TV, com seus 28 degraus de 36 metros de comprimento coloridos; pórticos de 4 metros de altura por 7 metros de largura em ponte no Parque da Cidade, além da calçada de 76 metros de comprimento em arco-íris no mesmo local; molduras grandes em pontos como a Ponte JK e Museu da República, bem como as iluminações.  

Haverá também programa especial na TV Comunitária de Brasília hoje, às 18h. O apresentador e integrante do Brasília Orgulho Yuri Turate comandará o “DF Orgulho”, com ativistas que coordenam paradas LGBT nas outras regiões administrativas falando sobre a trajetória dos eventos, importantes para a cidadania e visibilidade do segmento na capital federal. 

O coletivo Brasília Orgulho realiza ações o ano todo em defesa da cidadania LGBT. Conheça mais no www.brasiliaorgulho.lgbt