CONTRA A DESINFORMAÇÃO, INFORMAÇÕES SOBRE CRIANÇAS TRANS

Por Antra*

Não são feitas cirurgias em crianças ou adolescentes trans. Cirurgias só podem acessadas a partir dos 18 anos e são poucos hospitais que fazem os procedimentos, as filas chegam ha 10 anos em média. Jovens trans só podem fazer hormonização a partir dos 16 anos. E menores de 16 podem fazer a transição social.

Leia também:

Vereador de SP quer CPI sobre crianças trans e inicia a campanha conservadora para a Câmara Municipal

Retranspectiva2022: Tivemos muitos desafios, é verdade. Mas também tivemos muitas conquistas! 

Brasil terá sua primeira travesti detentora do título de doutor honoris causa: a histórica e essencial Keila Simpson

Transição social é um Conjunto de ações e adaptações na rotina da criança, que pode ou não envolver mudança de roupas, adoção de nome social e pronomes adequados a identidade de gênero para a construção de uma imagem em que ela se sinta mais confortável, se isso for seu desejo.

Podem ser feitos ainda alguns ajustes na rotina e no ambiente familiar e social, mudança de escola ou bairro, para observar o desenvolvimento da criança em espaços seguros e acolhedores, com o devido acompanhamento psicossocial e apoio também aos responsáveis.

Garantir a saúde as essas crianças e jovens trans visa acima de tudo assegurar um desenvolvimento saudável e digno.

*Antra é a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, rede de organização política de pessoas trans que articula em todo o Brasil 127 instituições que desenvolvem ações para promoção da cidadania da população de Travestis e Transexuais.