Exposição chega ao Rio de Janeiro para questionar estereótipos sobre a mulher brasileira

Após estrear em Nova York e passar por São Paulo, a exposição coletiva “Ah, Eu Amo As Mulheres Brasileiras!”, chega ao Rio de Janeiro para questionar o ponto de vista e oferecer outra perspectiva sobre essas identidades por meio de 34 obras de artistas mulheres de todo o Brasil. A mostra tem curadoria de Luiza Testa e estará em cartaz até 25 de fevereiro de 2024, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC.

Leia também:

Fotógrafa reúne no Rio imagens que contam o começo do movimento LGBT+ organizado no Brasil

Museu das Favelas será aberto ao público no sábado, dia 26 de novembro, no Palácio dos Campos Elíseos

Maior festival da região amazônica comemora 10 anos com 40 atrações em line-up protagonizado pela diversidade

Divididas em quatro grandes núcleos, as obras reúnem instalações, fotografias, esculturas, vídeos, litogravuras, entre outras linguagens, que vêm desafiar este lugar-comum, por meio da sensibilidade de artistas brasileiras de diferentes raças, etnias, idades e perfis. A curadora Luiza Testa buscou nomes consagrados no Brasil e no exterior, além de novos expoentes, para diversificar ao máximo o olhar sobre a proposta.

Participam Alice Ruiz, Arissana Pataxó, Berna Reale, Brenda Nicole, D’anunziata, Dalila Coelho, Fernanda Naman, Gabi Beneditta, Juliana Manara, Lenora de Barros, Mahuederu Karajá, Manuela Navas, Mari Nagem, Marta Neves, Milena Paulina, Micaela Cyrino, Nara Guichon, Raquel Pater, Santarosa Barreto, Terroristas del Amor, Vitória Cribb e Yacunã Tuxá.

abi Beneditta, de Pernambuco, está expondo, pela primeira vez no Rio de Janeiro, com a obra “Cadê Minhas Irmãs?”

“É um prazer, enfim, trazer a mostra para o Rio de Janeiro e a expectativa é que a gente possa discutir a sexualização da mulher brasileira. Não necessariamente chegar a uma conclusão, mas começar a falar sobre isso. Embora a gente saiba que hoje tudo está globalizado e a internet dá acesso à arte e a essa discussão, é importante levá-la para o mundo real”, diz a curadora Luiza Testa.

“Ah, Eu Amo As Mulheres Brasileiras!” teve sua estreia internacional na apexart, em Nova York, sob o título de “Oh, I Love Brazilian Women!” e também passou pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP) este ano. Depois, seguirá em itinerância pelo Brasil. A exposição traz à tona o debate sobre o estereótipo e a objetificação da mulher brasileira.

Cadê Minhas Irmãs

Por meio de 34 obras de artistas mulheres de todas as regiões do país, divididas em quatro núcleos, a mostra aborda a origem e as consequências desse clichê e ainda traz algumas propostas na tentativa de desconstruí-lo.

Ah, Eu Amo As Mulheres Brasileiras: até 25 de fevereiro de 2024

Museu de Arte Contemporânea de Niterói: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói – RJ

Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)

Ingressos: R$16 (inteira) e R$8 (meia-entrada)