Cia CTO discute em espetáculo como um conceito de gênero com estrutura binária pode afetar avanços sociais

A Cia CTO realiza até o dia 29 de outubro uma circulação gratuita da temporada do espetáculo “Gêneres”. Sob direção de Bárbara Santos, a obra debate como a persistência na utilização de um conceito de gênero com estrutura binária pode afetar avanços sociais e promover a intolerância e a violência na convivência cotidiana.

Leia também:

CCSP recebe oficinas gratuitas do laboratório de Transmutação Têxtil de Vicenta Perrotta

Festa Priscilla comemora 8 anos como um caleidoscópio de possibilidades de expressão de gênero

Kaê Guajajara ganha o Brasil em giro de shows para apresentar “Kwarahy Tazyr”, seu primeiro disco solo

Como aprendemos a desempenhar papéis sociais a partir desse conceito de gênero? Quais mecanismos de “convencimento” ou de coerção são utilizados nos espaços sociais (família, escola, religião, etc.) para colocar cada pessoa em uma das duas caixinhas disponíveis: ele ou ela, azul ou rosa?

Como mulheres aprendem a “ser mulheres”? Como homens aprendem a “ser homens”? Como eles aprendem que a linguagem da violência lhes é permitida? Essas são algumas das perguntas que o espetáculo quer responder.

Como mulheres aprendem a “ser mulheres”? Como homens aprendem a “ser homens”?

“Gêneres” é uma produção de Teatro-Fórum baseada em Estéticas Feministas com o objetivo de revelar processos sociais por meios estéticos e de propor o diálogo interativo entre palco e plateia para buscar meios concretos para transformar a realidade.

Após a apresentação, o público é convidado a, em pequenos grupos, buscar estratégias coletivas para enfrentar o problema encenado. Na sequência, estimula-se que alguns desses grupos improvisam suas propostas no palco junto com o elenco.

O elenco é formado por Alessandro Conceição, Beatriz Mendes, Dominick Retinta, Gabriel Horsth, Maiara Carvalho, Manu Marinho, Manu Rosa, Marcelo Dantas, Naticlau, Nlaisa Luciano e Raquel Dias.

Como aprendemos a desempenhar papéis sociais a partir desse conceito de gênero?

Temporada “Gêneres”

Quando: 13 a 15 de outubro

Horário: 18h

Local: CTO – Av. Mem de Sá, 31 – Lapa

Grátis

 

Quando: 21 de outubro

Horário: 19h

Local: Teatro Noel Rosa – UERJ, Campus Francisco Negrão de Lima – Pavilhão João Lyra Filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

Grátis

 

Quando: 22 e 29 de outubro

Horário: 18h

Local: CTO – Av. Mem de Sá, 31 – Lapa

Grátis

Fotos: Luis Gomes