Dia da Visibilidade Trans é mundialmente comemorado em 31 de março

O Brasil segue como o país que mais mata pessoas transgênero, transexuais e travestis no mundo. Mesmo com a criminalização da transfobia desde 2019, os casos de violações de direitos seguem em alta.  Há duas décadas, o Brasil celebra o Dia da Visibilidade Trans no mês de janeiro. Mundialmente, a data é lembrada em 31 de março.

Leia também:

Bloco do Ezatamentchy fecha o Carnaval de SP na terça com todas as letras, cores e sons da comunidade LGBT+

Carnaval de Rua de São Paulo é cancelado e nosso Ezatamentchy Bloco Travestchy fica para o ano que vem!

Bloco do Ezatamentchy faz seu terceiro ano de Carnaval devolvendo protagonismo com line-up 100% trans

Mais do que reforçar o calendário, é preciso destacar que, mesmo no século 21, ainda há exclusão, preconceito e falta de oportunidades no mercado de trabalho, problemas que precisam ser combatidos e denunciados.

Por isso, ao presenciar situações de transfobia, dentro ou fora do trabalho, denuncie gratuitamente pelo Disque 100 (Direitos Humanos), WhatsApp (61) 99611-0100, Telegram (buscando por “direitoshumanosbrasil”) ou no site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que também oferece atendimento em Libras por videochamada.

As denúncias podem ser anônimas e são registradas com número de protocolo para acompanhamento.

Vale lembrar: transfobia é crime desde 2019, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que equiparou ofensas à comunidade LGBT+ ao crime de injúria racial. A pena varia de um a três anos de prisão, além de multa, podendo chegar a cinco anos se houver ampla divulgação.