Campanha Maio Laranja chama atenção para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças  

O #maiolaranja é uma inciativa que chama a atenção para a importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. O balanço do Disque 100  referente a todo o ano de 2019 aponta 17 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, o que equivale a uma ocorrência a cada meia hora. Ainda de acordo com o levantamento, o crime acontece, em 73% dos casos, na casa da própria vítima ou do suspeito. 

Em 2021, a lei federal 9970/00, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, completa 21 anos. O dia 18 de maio remete à morte da menina Araceli, violentada e morta aos 8 anos de idade.  

Em 2020, o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes completou duas décadas do estabelecimento de diretrizes gerais para uma política pública de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.  

Abaixo você confere materiais e links úteis para conscientização, sensibilização e informação da sociedade. Destaque para o trabalho super legal feito pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Poder Judiciário de Santa Catarina. Vale também seguir no Instagram a campanha no @maiolaranja 

Canais de Denúncias 

Qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que criança ou adolescente seja vítima de abuso, violência ou negligência, pode denunciar de forma identificada ou anônima através dos canais abaixo: 

Materiais do TJSC 

Materiais externos