Festa Castro se torna festival com Gloria Groove e muita militância

A festa Castro cresceu e agora apresenta a 1º edição do Castro Festival, que será realizado no dia 2 de abril, em São Paulo. O evento ocupa o novo Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, com o primeiro grande festival realizado lá, com 12 horas de festa, em dois palcos. No lineup, show de Glória Groove, Vintage Culture, mais de 10  DJ’s e 20 drag queens esquentam a pista.

Leia também:

Pantanal estreia hoje trazendo peão gay que é a voz abafada de tantos homens pantaneiros

Como a vivência de Vyni no BBB reflete a realidade da falta de afeto para nós LGBT

Âncora do Marujo é um símbolo de resistência e aceitação LGBT em Salvador

Entre as atrações confirmadas já estão nomes como: Vermelho Wonder, Marina Dias & Adriana Recchi, Gabriel Tibery, KIDZZ, Nat Valverde. O festival contará ainda com vista para os edifícios Martinelli, Farol Santander (antigo Banespa), o Teatro Municipal, o Shopping Light e o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, alguns dos cartões-postais mais célebres de São Paulo.

A Castro se uniu com Lily Scott, DJ e produtora referência nos mais memoráveis eventos e festas paulistanas, e à agência Entourage, sócia-produtora do festival, que trabalha exclusivamente com artistas de música eletrônica, na intenção de expandir a visão da festa com um sabor eletrônico e realizar um festival firmado em três pilares: espaços icônicos; música eletrônica e pop; e shows de drag queens.

Em 2022, o festival já tem três edições programadas, sempre com a proposta de fomentar a diversidade nos eventos culturais e fortalecer a economia LBTQIA+, Desta vez, os ingressos começaram em R$70,00 e, já no terceiro lote, estão custando R$130.

Gloria é a principal atracão do festival

Segundo detalha João Villanova, idealizador do evento, “a Castro surgiu em 2016 como um projeto de acolhimento. A ideia sempre foi sobre ocupar espaços, se expressar, fortalecer laços dentro da própria comunidade e trazer cor à cidade. Buscamos inspiração no coloridíssimo bairro Castro, em São Francisco (EUA), local precursor da diversidade e um dos bairros mais expressivos do mundo”.

A respeito da organização da 1º edição do Castro Festival, “são esperadas cerca de 4 mil pessoas, com programação a céu aberto e com vista para pontos icônicos no centro histórico de São Paulo, como a Praça das Artes e o prédio do Farol Santander”, explica Marcelo Madueño – head de operações dos eventos da Entourage.

Será exigido o passaporte de vacinação na entrada, ou carteira de vacina, que comprove o recebimento das duas doses, ou a dose única; a festa seguirá todos os protocolos contra COVID-19 estipulados pelo Governo de São Paulo.

Mais do que apenas uma festa, “a Castro surgiu para deixar sua marca na cena LGBTQIA+ em São Paulo. Nós fomos um dos primeiros eventos a levantar essa bandeira publicamente e esse nosso posicionamento nos conecta com o público. Além da diversão, queremos promover melhorias na vida de toda nossa comunidade”, explicou Lily Scott, também idealizadora do evento.

Além da Festa

Além de realizar uma das festas mais animadas de São Paulo, a Castro foi a primeira do setor a doar 100% do lucro. O feito aconteceu entre 2020 e 2021, em duas edições especiais para Casa 1 e Instituto Vida Nova, casas de acolhimento à comunidade LGBTQIA+ em situação de risco e portadores do vírus do HIV/AIDS.

Castro Festival

Quando: 02 de abril de 2022

Horário: 19h às 07h

Onde: Avenida São João, em frente à Praça das Artes – Vale do Anhangabaú

Ingressos: Aqui

Instagram: @festacastro

Classificação indicativa: Maiores de 18 anos