Enme e Bixarte se unem em clipe com História, talento e representatividade trans

Encontro maravilhoso entre Enme e Bixarte com o novíssimo clipe de “Magia Negra”. Duas cantoras nordestinas unindo o flow potente das rappers em uma batida acelerada do produtor Noize Men. “A Bixarte é uma força da natureza”, elogia Emme.

Leia também:

Taís Feijão lança “Fevereiro” para criticar estereótipos e adiantar seu segundo álbum

Luiz Kingsman lança música com clipe para celebrar a liberdade que a dança traz

Apuke lança EP com faixas totalmente inspiradas em suas vivências e quer discutir a mulher na música

Maranhense, ela se conecta com a Paraíba de Bixarte, que devolve o elogio. “O Maranhão é um Estado que eu sempre quis conhecer. Quando surgiu essa proposta, eu fiquei extremamente emocionada. É um lugar que pra mim tem um atravessamento histórico e ancestral enorme. Então foi muito significativo”.

Leonina com ascendente em Virgem, Enme detalha o encontro com Bixarte. “A gente começou a conversar sobre fazer uma música juntas e logo eu pensei de trazer um beat pesado mas dançante. Assim que eu mostrei a música pra ela, rolou a conexão e eu sabia que era pro álbum.”

Para 2022 o desejo dela é o de muites! “Eu sou viciada em trabalhar, meu sonho é abrir minha própria empresa para gerenciar a minha carreira e a carreira de outras cantoras independentes. Tem muita coisa que a gente aprende e que eu vejo que poucos artistas sabem, poucas têm acesso. Então eu sinto esse desejo de democratizar a informação, de oportunizar pra outras como eu.”

“A Bixarte é uma força da natureza”, elogia Emme

A dupla ocupa as ruas do Centro Histórico de São Luís no clipe dirigido por Enme, com produção audiovisual da ClockWork Filmes e direção de fotografia de Sunday James. “Trabalhar com audiovisual tem sido um desafio para mim mas, nessa era eu queria entregar todos os visuais do álbum. Já fizemos três clipes, visualizers e ainda tem um documentário lindo que fala da construção do disco”, diz a maranhense.

ATABAKE

“Magia Negra” o é o terceiro single de “Atabake”, primeiro álbum de estúdio de Enme que conta também as faixas “4 por 4” e o sucesso “Dama da Quebrada”. Entre as participações nas músicas temos Bixarte, Núbia, Pantera Black, Gugs, Marco Gabriel e Brunoso. A produção e direção musical é assinada por Adnon Soares, com coprodução da Enme, além de Brunoso e Noize Men.

Tem muita coisa que a gente aprende e que eu vejo que poucos artistas sabem, poucas têm acesso.

Inspirado na musicalidade do Quilombo Urbano Liberdade, o disco “Atabake” traz a história dos tambores enquanto instrumentos musicais e espirituais. Fazendo essa conexão da musicalidade ancestral e a cultura urbana contemporânea, o disco perpassa por vários gêneros musicais como o Reggae, o Afropop, Hip Hop, Pagodão, Funk e Kuduro.

“Nos últimos dois anos eu iniciei um estudo sobre a percussividade e ouvi muitos artistas como Wizkid, Nenny, Temps, Burna Boy, Jorja Smith…isso me fez criar uma interlocução com as minhas referências regionais e percebi que tudo poderia se conectar, afinal tudo se juntava nas métricas do tambor” comenta Enme