Macapá fará seu primeiro censo sobre dados populacionais da comunidade LGBT+
A cidadania LGBT+ dá um passo em Macapá, capital do Amapá, com o lançamento do primeiro censo demográfico municipal sobre dados populacionais da comunidade. A iniciativa é da Coordenadoria de Políticas de Diversidade da Prefeitura, que vai coordenar o trabalho. O objetivo é mapear as localidades e bairros da região urbana e rural e identificar as necessidades da população LGBT+. O lançamento do censo será no projeto Diversidade na Rua, no dia 31 de março, no CEU das Artes do bairro Infraero 2, Zona Norte da capital, das 8h às 13h.
Leia também:
Campo dos Goytacazes (RJ) proíbe uso da linguagem neutra de gênero
A Prefeitura de Macapá fará o levantamento por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla). Serão realizadas pesquisas de campo quantitativas e qualitativas, que busquem identificar as necessidades da população LGBT+.
“O objetivo é levar cidadania para essa população, promover políticas públicas com eficácia, eficiência e efetividade, que perpassam pelo conhecimento dos anseios desse público em diversas esferas como saúde, educação, trabalho, renda, segurança pública, entre outras áreas”, explica o secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo.
“Precisamos conhecer mais o nosso público, se estão empregados, se já sofreram algum tipo de violência como lgbtfobia, se estão estudando, ou seja, é somente por meio das pesquisas que nós podemos mensurar a realidade da população para que sejam desenvolvidas e executadas as políticas públicas”, destacou o coordenador municipal de Políticas de Diversidade, Edem Jardim.
Será disponibilizado um link no Portal da Prefeitura da Macapá com questionários sobre as pesquisas qualitativas e quantitativas para filtrar o recenseamento demográfico. O link do censo estará disponível a partir do dia 31 de março. O processo de colhimento de informações encerra no mês de outubro deste ano.