Aria Vieira é a representante do Estado do Amazonas no concurso Miss Beleza T Brasil 2020

A sagitariana Aria Vieira é a representante do Estado do Amazonas no concurso Miss Beleza T Brasil, que será realizado em São Paulo em outubro (leia mais aqui) – data preliminar que pode ser alterada devido à pandemia. Entramos em contato com todas as eleitas e publicaremos as respostas por ordem alfabética. E as entrevistas já publicadas estarão no fim da página para você conhecer todas elas.

“Com mais amadurecimento, busco reconhecimento e visibilidade vencendo barreiras e mostrando que nós mulheres trans com mais de 20 anos também podemos ter nossa beleza e defender a causa da visibilidade trans! Quero levar a mensagem de autoaceitação, autoestima a trans e travestis e de que mulheres como eu podem ocupar o espaço que quiserem na sociedade”, conta à Ezatamag.

Fizemos para Aria as mesmas perguntas enviadas às outras candidatas, garantindo isonomia na divulgação delas este texto de abertura também é padrão pelo mesmo motivo. Conheça um pouco mais sobre a Miss Amazonas e seus objetivos:

Qual o seu signo e o que você mais gosta no Estado que está representando?

Sagitário! Com orgulho, represento o Estado do Amazonas, onde localiza-se a floresta Amazônica, o “pulmão do mundo”, celeiro de rica flora e fauna. A floresta Amazônica coopera para o equilíbrio climático do mundo e, infelizmente, estamos vivendo dias do maior desmatamento já visto nos últimos anos. Meu sonho é um dia conhecer este Estado e saber mais sobre o folclore desta região, que tanto me fascina, como a lenda da Iara, da Vitória Régia, entre outras tantas!

Ser miss me deixou mais responsável em relação à minha imagem social e principalmente às mensagens que transmito no meu dia a dia!

Como foi sua trajetória até começar a sua transição e, agora, poderosa, arrasando, sendo eleita miss e indo ao nacional, como está?

Minha transição inicialmente gerou medo, insegurança. Atravessei este momento meio solitária, mas sempre com a certeza que tudo daria certo. Estou feliz em poder dar visibilidade a outras mulheres como eu.

O que se tornar Miss significou para você?

Ser miss está na essência da mulher, independente de padrões estéticos que a sociedade “exige”. Acredito que ser miss envolve muito mais que a imagem, mas uma questão de representatividade ideológica, responsabilidades com causas sociais, empoderamento. Tenho mais de 20 anos e não tenho o perfil “fashion”, por vezes valorizado em muitos concursos de misses, mas tenho a garra e a determinação das mulheres que com minha idade lutaram para tornarem se felizes em uma sociedade, em momento que parecia ser mais difícil que hoje! Com mais amadurecimento, busco reconhecimento e visibilidade vencendo barreiras e mostrando que nós mulheres trans com mais de 20 anos também podemos ter nossa beleza e defender a causa da visibilidade trans!!!!

Minha transição inicialmente gerou medo, insegurança. Atravessei este momento meio solitária, mas sempre com a certeza que tudo daria certo. Estou feliz em poder dar visibilidade a outras mulheres como eu.

Como você acha que pode ajudar a comunidade LGBTQI+ sendo Miss?

Quero levar a mensagem de autoaceitação, autoestima a trans e travestis e de que mulheres como eu podem ocupar o espaço que quiserem na sociedade. Que nosso corpo, nossos sentimentos e nossa imagem não são fetiches!

Qual avaliação você faz do cenário político brasileiro de hoje em dia?

Estamos vivendo dias difíceis, mas sou otimista! Acredito que existam políticos que desejam o bem para a coletividade e lutem por igualdade e justiça. Sei que existem pessoas que não usam de preconceito, discriminação, mas de amor e ética para exercerem o cargo político que foram confiados! Ainda acho que o Brasil é o país do futuro!!!!

Você acredita que ter se tornado Miss te ajudou na sua autoestima?

Eu trabalho minha autoestima a todo momento para sentir me bem comigo mesma. Ser miss me deixou mais responsável em relação à minha imagem social e principalmente às mensagens que transmito no meu dia a dia!

Quero levar a mensagem de autoaceitação, autoestima a trans e travestis e de que mulheres como eu podem ocupar o espaço que quiserem na sociedade

O que é ser bonita para você?

É sentir-se confortável com o espelho e com os meus sentimentos. A beleza começa a ser construída através daquilo que sentimos e pensamos a respeito de nós mesmos! A beleza está nos olhos de quem a vê… a beleza é subjetiva!!!!

E qual tipo de gente você acha horrorosa?

Pessoas que não conhecem o maior sentimento, o AMOR. Este sentimento é que enobrece o ser humano!!!!!

O que você pode dizer para as meninas trans e travestis que ainda enfrentam as dificuldades pelas quais você já passou?

Para que tenham fé e acreditem nos seus sonhos. Nunca desistir, porque todos nós merecemos ser felizes. Tudo é uma questão de tempo, paciência e determinação!!!

Agora uma pergunta clássica: qual seu maior sonho?

Viver em uma sociedade onde exista respeito!!!!!!!!!!!

Instagram @ariamonteirovieir

Leia também:

MISS BELEZA T: ACRE

MISS BELEZA T: ALAGOAS

MISS BELEZA T: AMAPÁ