Cidade cearense de Juazeiro do Norte começa o ano querendo oportunidade de emprego para trans e travestis

O ano começa positivamente movimentado para a cidadania da população T em Juazeiro do Norte (CE). O Núcleo de Diversidade de Gênero (Nudg) se reuniu, na última segunda-feira (10), com representantes dos Núcleos de Diversidade das cidades de Crato e Barbalha para discutir o lançamento do Programa Regional de Oportunidade e Empregabilidade de Pessoas Travesti e Trans, o Protrans Cariri.

Leia também:

Antra tem guia esclarecendo questões de transição no Sistema Único de Saúde, o SUS

Carnaval de Rua de São Paulo é cancelado e nosso Ezatamentchy Bloco Travestchy fica para o ano que vem!

Associação prevê para 19 de junho a 26ª edição da Parada de SP, mas ainda não definiu formato

Com previsão de lançamento para o próximo dia 29, Dia da Visibilidade Trans, o Protrans tem como objetivo desenvolver estratégias para que pessoas trans e travestis ocupem lugares no setor trabalhista. O público-alvo do programa é de mulheres travestis e transexuais e homens trans que enfrentam grandes desafios para se estabelecer em postos de trabalho.

A iniciativa contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará – SPS. Em Juazeiro do Norte, terá o apoio do Setor de Trabalho e Renda da Sedest, que tem atuado na perspectiva de inserir essa população no mercado de trabalho e em cursos de qualificação oferecidos por instituições parceiras.

Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% da população de travestis e mulheres transexuais no Brasil estão envolvidas em prostituição devido à falta de oportunidades. Da mesma forma, esse grupo de pessoas é vítima recorrente de diferentes instituições estatais devido a um acesso inadequado ao serviço de saúde, à falta de acesso a oportunidades justas de emprego e reconhecimento, além do respeito à sua identidade.

Foto: Tem Que Ter