MC Versa lança o EP “Plano Perfeito” para falar: acredite em si mesma, faça acontecer!

Assim como nos grandes filmes, onde as mulheres têm sido colocadas de lado com narrativas secundárias, aparecendo na maioria das vezes somente como suporte às narrativas masculinas, o EP “Plano Perfeito” retrata os processos que artistas independentes e, principalmente, as mulheres enfrentam no mercado da música para terem seus trabalhos reconhecidos.

Leia também:

Maior festival da região amazônica comemora 10 anos com 40 atrações em line-up protagonizado pela diversidade

Gal Costa morre aos 77 anos deixando legado musical, comportamental e de vida, de vontade de viver

Banda A Travestis lança “Murro na Costela” com clipe gravado em Salvador e parceria com Marley No Beat

Mixado por Junior Antonini, com estilos que transitam entre o Drill, o G funk e o trap e letras que retratam as dificuldades e superações de uma artista independente, o projeto conta com instrumentais dos beatmakers Pedrotti e Safê, de São Paulo; Lozza Beat, de São José; e PAKSPROD, de Florianópolis.

A primeira faixa, que dá nome ao projeto, retrata o amadurecimento da artista, em que ela percebe que cada dificuldade enfrentada foi fundamental para seu crescimento e ascensão na cena hip hop. Com um eu-lírico confuso e perdido, que se deixa levar pelos impulsos, a faixa é acompanhada por um videoclipe feito pela produtora Pulso Audiovisual, de Florianópolis, trazendo a narrativa de um assalto, onde a mulher, subestimada por todos, rouba os maiores mafiosos do local – representando as conquistas que a artista alcança, mesmo diante de todos os desafios inerentes da cena, se colocando como protagonista em vez de vítima e concluindo o seu “Plano Perfeito”.

A segunda faixa, “Descanso”, surgiu do entendimento de que mesmo na correria da rotina é preciso reservar momentos para realmente pensar nas coisas e viver a vida, momentos que também possibilitam entender o caminho e o que está em jogo. A terceira faixa, “Correndo”, representa todo o corre que todas as artistas mulheres precisam fazer para serem notadas, trabalhando duas vezes mais e sem espaço para erros.

Fechando o projeto, “Sonhando Alto” representa a concretização dos sonhos. “É a realização dos objetivos traçados lá atrás, a retribuição de todo o planejamento feito no processo. Somos ensinados a acreditar que só estamos realizados na carreira quando você está estourada ganhando milhões, mas a realização é diária, quando você fecha o ano e vê o quanto cresceu. É viver da música, tê-la como profissão, mesmo quando você não toca na rádio, mas quando já é reconhecida como referência em sua cidade.”

A mensagem que o EP transmite é a de que devemos respeitar nossas etapas, que se deve acreditar em si mesmo e nos seus sonhos e correr atrás, se planejar e fazer acontecer independente das dificuldades.

“É sobre assumir as rédeas da própria história, não se permitindo ser a mulher de ninguém nem a cota em algum espaço. E como o progresso das mulheres ainda incomoda muito uma cena que só gosta e consome homens. É a realização e a concretização dos objetivos, da ascensão, a construção de uma carreira sustentável no meio de uma indústria que atrela todas as conquistas das mulheres à sua sexualidade.” diz a artista.