Livro de estreia de Michel Cambrona traz protagonista sem gênero, sexo ou orientação sexual. Trans interpretam a obra

Michel Cambrona é escritor independente e lançou seu primeiro trabalho buscando chamar atenção da comunidade LGBTQI+ para importância da arte e cultura em nossas vidas. “Para Quando Você Voltar” acaba de sair em formato digital (R$ 14,99, 166 páginas) e traz uma história de vida onde o leitor constrói o personagem.

O desejo de Michel é que o livro chegue ao máximo de pessoas e as conforte de alguma forma. “Quero que a leitura do público seja libertadora como foi, para mim, escrever essa obra. A arte e a cultura são ferramentas fundamentais na construção de uma sociedade e espero poder contribuir com isso cada dia mais”.

Iryna Leblon

Em breve a obra ganha formato físico e o “relançamento” virá com algumas novidades e conteúdos exclusivos para quem adquirir. Os artistas visuais Amber Avelino (RJ), Velma Real (RJ), Gui Mauad (RJ), Iryna Leblon (RJ), Kira (SP) e Rogéria (SP) foram convidadas a reproduzir em seus corpos a sua própria visão da obra.

Michel falou à Ezatamag sobre seu livro:

“A gente tem uma imensidão dentro da gente que muitas vezes a gente ignora por causa de algum trauma, por causa de alguma situação vivida ou ignora até mesmo por causa da gente. A gente ignora o universo inteiro dentro da nossa cabeça, às vezes pelo simples fato de se acomodar na situação que está, na inércia.

Velma Real

Quero saber se você é capaz de se apaixonar por um personagem que não tem nome, gênero ou orientação sexual. A partir do momento em que você vai lendo você vai construindo ele dentro da sua cabeça conforme as experiências dele. Mas as experiências dele vão ser vivenciadas pelo leitor porque o livro é em primeira pessoa.

Você vai construir na sua cabeça, vai transformando a imagem dele conforme você vai lendo. É a história da vida de uma pessoa. Meu intuito é que o leitor se identifique com ela.”

Amber Avelino

Quem é

Nascido no interior de Minas Gerais, o escritor estudou durante toda a vida no colégio católico Dom Eliseu Van de Weijer, na cidade de Paracatu. Sempre se destacou e demonstrou muito interesse nas aulas de Literatura e de História da Arte. Estudou ballet clássico por três anos, mas sua verdadeira paixão era a dança contemporânea. Começou a escrever em blogs aos 11 anos e, aos 15, criou um espaço na plataforma tumblr no qual compartilhava seus pensamentos com várias pessoas.

Abertamente gay e alvo de bullying durante toda sua trajetória escolar, o escritor criou, na época, para outros meninos da mesma escola, um espaço seguro onde todos podiam ser quem queriam, sem julgamentos. Cursou Publicidade e Propaganda na ESAMC de Uberlândia e, quando se formou, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Kira

A Cidade Maravilhosa foi responsável por boa parte da inspiração do autor para seu livro de estreia. Há quatro meses, Michel mora na cidade de São Paulo, onde encontrou mais oportunidades profissionais. Hoje, aos 26 anos, o jovem autor sonha em ver seu trabalho nas mãos do máximo de pessoas possível e estimulá-las a, como ele, descobrir as coisas boas que a vida pode nos oferecer.

“Meu intuito é trazer o que eu fiz quando adolescente no colégio aos dias de hoje. Comigo você pode ser quem você quiser ser.”

Instagram @m.cambrona