Iniciativa apresenta candidaturas a favor da causa, monitora denúncias e promete cobrar ações de quem se eleger em novembro
Já está no ar o site do Programa Voto com Orgulho, uma ferramenta para que candidaturas LGBTI e de pessoas aliadas da causa, que ainda não fizeram a adesão à plataforma de “Compromissos pela Cidadania LGBTI+”, possam realizá-la rapidamente e a partir desta quarta-feira, dia 15/10, poderão figurar com uma foto e uma pequena biografia na aba “Conheça as candidaturas LGBTI+ e aliadas pelo Brasil”. Cada candidatura que aderir ao termo de compromisso poderá usar nos materiais de campanha o Selo de Compromisso Voto Com Orgulho.
“O selo é uma estratégia para dar visibilidade as pessoas candidatas e valorizar essas candidaturas que assumiram compromissos com a cidadania LGBTI+ e o enfrentamento da discriminação contra a nossa comunidade nas diversas cidades brasileiras. Com nazistas, fascistas e reacionários não tem conversa. A resposta será sempre o repúdio, a lei e a Justiça. Por sermos suprapartidários, a nossa estratégia é atuar para ampliar a visibilidade política de LGBTI e de nossa agenda nas eleições municipais, fortalecendo todas as candidaturas LGBTI+ e de pessoas aliadas”, afirma Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+.
Para Cláudio Nascimento, diretor de políticas públicas da Aliança, que também é coordenador do Programa Voto Com Orgulho, “o site é um importante instrumento para apresentar o termo de compromisso pela cidadania LGBTI+, comprometendo as candidaturas que buscam o nosso voto. Temos título eleitoral e votamos! Portanto vale muito dar conhecimento e transparência à comunidade LGBTI+, familiares e pessoas aliadas sobre quem assumiu as nossas pautas nestas eleições para caso sejam eleitas/os cobrarmos a efetiva atuação em nosso favor. Com compromisso assumido, temos motivos para votar com orgulho”.
No site (clique aqui) você encontrará informações sobre o Programa Voto com Orgulho, termo de compromisso para a adesão de candidaturas, central de denúncias para crimes de ódio, desinformação e notícias falsas contra pessoas LGBTI candidatas e também o/a eleitor/a LGBTI+ poderá conhecer as candidaturas comprometidas com nossa causa por todo o Brasil.
Com nazistas, fascistas e reacionários não tem conversa. A resposta será sempre o repúdio, a lei e a Justiça.
Orgulhosas
O Programa Voto com Orgulho, uma iniciativa da Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, Grupo Dignidade, Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e a Rede Gay do Brasil, foi lançado em julho de 2020 e tem como objetivos principais a visibilidade e promoção da pauta dos direitos LGBTI+ nas eleições municipais e apoiar as candidaturas LGBTI+ contra a discriminação e violência política para a ampliação da representação política de LGBTI+ no executivo e legislativo das cidades.
Para isso, o “Voto com Orgulho” já realizou:
(1) levantamento das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas;
(2) a formação de pessoas candidatas, tendo sido realizado, nos meses de julho e agosto de 2020, um curso virtual de formação com 300 inscritos;
(3) elaborou termos de compromisso para a adesão de candidaturas e vem realizando neste momento,
(4) o levantamento das candidaturas LGBTI e aliadas habilitadas no Tribunal Superior Eleitoral,
(5) o recebimento e encaminhamento de denúncias de Fake News e discursos de ódio contra as candidaturas LGBTI+ e a nossa cidadania, e por último,
(6) a divulgação e adesão à Plataforma “Compromissos pela Cidadania LGBTI+ na Eleições Municipais”,
(7) o site com orientações para eleitores/as LGBTI+ e pessoas candidatas LGBTI+ e aliadas e
(08) realização de eventos no contexto das eleições, comunicados notas e ações para a defesa de direitos eleitorais e políticos.
Temos título eleitoral e votamos! Portanto vale muito dar conhecimento e transparência à comunidade LGBTI+, familiares e pessoas aliadas.
E nesta quarta-feira, 15 de outubro, das 18h às 21h30, será realizado o seminário “Diálogos para o Enfrentamento de Desinformações, Notícias Falsas e Discursos de ódio nas Eleições Municipais de 2020. O público-alvo é de pessoas LGBTI e aliadas candidatas, integrantes de campanhas políticas, partidos e movimentos sociais, estudiosos e estudantes e demais pessoas interessadas.
Para participar do Seminário é necessário realizar a sua inscrição clicando aqui.