Sabrina Luz montou o Projeto Ser Luz que assiste pessoas em situação de rua no centro de Fortaleza

Por Arthur Vieira*

Algo que sempre nos envolve e inspira é a força da mulher, e nos depararmos com uma mulher determinada, que sabe o que está falando e onde quer chegar é ainda mais inspirador. Apesar das dificuldades, Sabrina Luz, mulher trans, cearense de 41 anos, lutando pelo seu espaço, representatividade, sobrevivência e visibilidade, montou o Projeto Ser Luz que assiste pessoas em situação de rua no centro de Fortaleza (CE).

Leia também:

7 vezes em que a frente parlamentar evangélica atrapalhou a tramitação dos projetos LGBT+

Gospel tem artistas que desafiam o fundamentalismo enquanto vê nomes migrarem para o Pop

Dia da Visibilidade Trans: Ygor é um homem trans com uma história cheia de vida

Ela passou por muitas dificuldades há alguns anose sabe bem a realidade dessas pessoas que se encontram em vulnerabilidade. E foi por um período de 1 ano e 3 meses que Sabrina precisou buscar ajuda no abrigo da Instituição Casa Sol Nascente, pois se encontrava em um dos momentos mais difíceis da sua vida: sem ter onde dormir, sem roupas para vestir e sem trabalho.

O foco do projeto é o centro da capital do Ceará

Mas esses momentos árduos não paralisaram essa cearense cheia de determinação e fé. Conseguiu seu primeiro trabalho de carteira assinada na própria instituição que lhe deu abrigo, onde trabalhou por 7 anos, e logo em seguida “deu sua cara pra bater” e transformou sua rede social numa grande ferramenta informativa, onde compartilha com seus seguidores suas vivências e desafios ao combater o preconceito da realidade de uma pessoa que vive com o HIV.

“Se eu posso usar minhas redes sociais para levar informação e combater a ignorância das pessoas, isso é o mais importante pra mim”, comenta.

E essa notoriedade dela foi tanta que é natural vê-la em algum evento palestrando ou sendo convidada a estar em debates e rodas de diálogos levando essa temática. E sua determinação e coragem é tamanha que a fez ir mais além, aproveitou toda sua visibilidade no Instagram e começou o seu projeto social no dia do seu aniversário, comemorado em junho de 2022. Pedindo aos seus amigos, familiares e fãs ao invés de lhes enviar presentes que fosse feita doações de alimentos e garrafas de água para serem distribuídos no centro de sua cidade como ajuda aos mais carentes. Nessa sua primeira ação já conseguiu logo de cara um grande feito de distribuir 32 refeições e 100 garrafas de água.

Quando iniciou o projeto, não quis vinculá-lo a nenhuma igreja, apesar de alguns voluntários e doações terem vindo da sua comunidade de fé naquele ano. Já hoje membra pertencente da igreja inclusiva CCNE (Comunidade Cristã Nova Esperança), ela conta com o apoio da sua igreja local – que vem em forma de voluntários para o preparo e distribuição de alimentos – ea utilização do espaço religioso para a arrecadação e também de utensílios de cozinha (como panelas e colheres).

As ações do projeto são mensais e variam de acordo com a contribuição das pessoas

O foco do projeto é o centro da capital do Ceará, Fortaleza, e praças aos arredores, mas também faz ações em abrigos de idosos e de crianças carentes, tudo dependendo da demanda das doações que recebe. Vale ressaltar que as ações do projeto são mensais e variam de acordo com a contribuição das pessoas.

“Eu faço um apelo para que as pessoas com transporte me ajudem! Tanto para ir coletar as doações como para me ajudar a distribuir. Esse recurso tem me faltado sempre mensalmente e quase não tenho pessoas que possuem carro para me ajudar.”

O pão nosso de cada dia nos dai hoje

Apesar de ter nascido em um lar católico, hoje Sabrina e o marido Bernardo – homem trans e maior apoiador da esposa – se identificam com a religião protestante evangélica e também são um dos maiores ativistas da divulgação da teologia inclusiva, conhecida como uma forma de interpretação bíblica que acolhe LGBT+. Seu projeto e seus conteúdos seguem iluminando pessoas e trazendo esperança de todas as formas possíveis, fazendo jus assim ao seu sobrenome: Luz.

Instagram do Projeto: @projetoserluz2022
Instagram da Sabrina: @sabrinaluz_pessoa
Pix para contribuir: projetoserluz2022@gmail.com

*Artur Vieira é um cristão, gay e jornalista que trabalha com o público LGBT+ desde 2013 na internet com o perfil @devoltaaoreino