O debate acerca de pelos e cabelos sempre esteve em voga durante toda a história humana
Por Nohs Somos*
Todo mundo tem pelos. Eles estão por todo o corpo, seja nas pernas, nos braços, nas axilas, virilha, buço, etc. Cientificamente, eles têm uma razão de ser. Regular a temperatura, aumento de sensibilidade, proteger da fricção e até mesmo espalhar feromônios. Mas então por que nos depilamos?
Leia também:
Conheça a história do arcebispo gay que inspirou um dos maiores hinos LGBT mundiais
Diálogo sobre a mercantilização e a comunidade LGBT
O debate acerca de pelos e cabelos sempre esteve em voga durante toda a história humana. Cada cultura deu e dá sua significação a eles e é importante enfatizar que todas as decisões que tomamos são um posicionamento. Nossos pelos são ferramentas político-sociais.
Mas o que será que devemos fazer com eles? É errado gostar de se depilar? Cada indivíduo decide sobre seu corpo. Mas até que ponto as nossas escolhas são só nossas, sem serem influenciadas por outras pessoas ou fatores externos ?
Cientificamente, eles têm uma razão de ser. Regular a temperatura, aumento de sensibilidade, proteger da fricção e até mesmo espalhar feromônios.
Um resumo da história da nossa relação com os pelos e várias perguntinhas você encontra lá no perfil da @nohs.somos no Instagram!
O debate é aberto e a gente sempre gosta de ouvir!
Então, como lidam com seus pelos?
post por @mrnngdy
arte por @oieusouary
*A Nohs Somos é uma Startup de Impacto Social com objetivo de promover o bem-estar do público LGBTI+ e auxiliar as empresas na sua gestão inclusiva.
marceloDC
25/11/2021 02:24
Lógico que “regulagem de temperatura” em nossa espécie deixou de sê-lo, pela pouca quantidade pilosa. Mas os outros fatores continuam válidos. Dos ferormônios, algo tão importante, sempre menosprezados e até combatidos, junto com nossos cheirinhos naturais do suor.
Valorizam EXCESSIVAMENTE a aparẽncia, mas não a normal, e sim com muitos artificialismos, apenas adequados para somente olhar e foto / vídeo.
marceloDC
28/11/2021 03:06
No caso de nossa espécie, os pêlos deixaram de ter sentido no contrrole de temperatura, exceto cabelos que vão além da aparẽncia.
.Ah, e os importantes ferormônios, tão desvalorizados e até combatidos. Nossos ferormônios, nossos cheiros naturais, tudo de ótimo!