Por Marcelo Caiazzo*
Gente, Quebec é uma graça. Engraçado, quando resolvi postar sobre Quebec, pensei… fudeu! O que eu vou falar, já tem tempo, não lembro de nada, mas aí vou vendo as fotos e as lembranças vêm vindo… gostoso isso! Então, fora a dificuldade por conta da língua, é um lugar incrível (não falam inglês, e se virar no francês, só quem tem curso mesmo). Nem no McDonalds se você pedir “number 1” eles entendem, fazem carão mesmo! Tive que apontar mesmo… foi na base da mímica! Quebec é a única a ter uma população predominantemente francófona, sendo o francês a única língua oficial a nível provincial.
A cidade é uma graça, cidade alta, baixa, o funicular, a Notre Dame… muitos lugares para visitar, muitos prédios bonitos, construções bonitas, uma cidade que tem história. Primeira e Segunda Guerra, Revolução Americana, tudo isso mudou a história de Quebec. O portal da cidade é lindo, os muros, lugar para esquiar perto… tudo de bom!
Na parte baixa tem o Quartier Petit Champlain, uma área com restaurantes, galerias de arte e lojas típicas da cidade; e a Place Royale, uma região histórica onde está localizada a igreja Notre-Dame-des-Victoires. O acesso entre as duas partes pode ser feito a pé e é super bacana para conferir cada detalhe da cidade, ou através do funicular, que é uma ótima opção para subir (da cidade baixa para a alta), por exemplo, ou também para apreciar a vista.
Meu ex quis ir andando, subindo a porra toda kkkkkkkk, me fez andar pacaralhooooo!!! Nossa, acho que até brigamos nesse dia porque não aguentava andar mais.
Um dos pontos turísticos mais visitados é a belíssima Basílica Notre-Dame de Quebec, finalizada em 1723. É uma das igrejas mais antigas da América do Norte. Localizada na Vieux-Québec, é, definitivamente, um dos lugares imperdíveis quando você for visitar a região. A Basílica é tão importante para a história e cultura da cidade, que foi considerada um monumento histórico em 1929.
Quebec é a única cidade murada da América do Norte. Como na época em que nasceu era muito importante defender o território, a cidade ganhou um enorme muro para sua proteção. Com 4,6 km de extensão localizados na parte alta da Vieux-Québec, os muros propõem um passeio bem bacana (além de gratuito) para ficar mais perto da história do local. Prepare um tênis bacana porque vai ter que caminhar!
Na cidade alta você encontra o Château Frontenac, um castelo magnífico onde está instalado um hotel superluxuoso da cidade, e o Terrasse Dufferin, basicamente um enorme terraço que propõe uma vista muito bonita do grandioso Rio São Lourenço.
A Citadelle é outro ponto turístico único em Quebec. Em formato de estrela, o prédio foi construído entre 1820 e 1831 como uma fortaleza para tropas britânicas. Atualmente, abriga um museu de história militar e também o quartel para o 22º Regimento Real do Canadá.
O Chatêau Frontenac impressiona e chama atenção de qualquer um que passar por ele. Esplendor, sofisticação e beleza misturam-se nessa grandiosa construção instalada na Vieux-Québec e datada do século 19. O castelo é abrigo de um hotel mega luxuoso que tem 650 quartos, cerca de 77 metros de altura e vistas incríveis de todos os lados, tanto do Rio São Lourenço, da Vieux-Québec, como também do próprio castelo. Parte de seu interior pode ser livremente visitado.
Outro ponto turístico destaque em Quebec é o Hôtel du Parlement. Na frente, ainda, tem lindíssimos jardins ornamentados e muito bem cuidados, fazendo com que a visita fique muito mais prazerosa. E dentro, muito luxo e opulência, abrigo da Assembleia de Quebec. O parlamento é aberto ao público, tem acesso gratuito durante a semana e visitas guiadas em francês e em inglês.
E quando eu viajo pra lugar frio, que tem a possibilidade de esquiar, sempre procuro uma estação de esqui próxima. Essa daí é uma graça, Stoneham, pequena, mas super legal!
Stoneham Mountain Resort é uma estância de esqui, localizada ao norte da cidade de Quebec, no município de Stoneham-et-Tewkesbury. Tem uma elevação de pico de 593 metros acima do nível do mar e uma queda vertical de 345 metros. Existem 41 trilhas que cobrem 333 hectares ao longo de quatro montanhas. Gostaram?
Mais fotos e outras viagens em www.viajejunto.com.
Até a próxima!
*Marcelo Caiazzo é agente de viagens dono da Viaje Junto e já conheceu mais de 40 países nos quatro cantos do mundo.