Cidade de São Paulo vai mapear população trans para construir políticas públicas

A Prefeitura Municipal de São Paulo começou na terça-feira, 10 de dezembro, a discutir a metodologia do 1º Mapeamento de Travestis, Transexuais e Homens Trans da cidade. O objetivo é utilizar os dados para construir políticas públicas que atendam ás demandas da população T.

O levantamento é uma iniciativa do Programa Transcidadania, da Prefeitura, e surge no ano em que pelo menos, até agora, 106 pessoas trans foram assassinadas no Brasil – país que há anos lidera o deplorável ranking de mortes por intolerância contra a diversidade sexual.

A pesquisa terá 20 questões e será aplicada por 20 mulheres trans que serão selecionadas até o fim de dezembro. Saúde, trabalho, lazer e educação estão entre os temas abordados para embasar o Executivo paulistano na construção de políticas públicas para garantir uma vida mais digna para todes.

O próprio Transcidadania já é um exemplo de iniciativa pública de sucesso. Atualmente com 240 vagas, promove a reintegração social e o resgate da cidadania para travestis, mulheres transexuais e homens trans em situação de vulnerabilidade.

Utilizando o desenvolvimento da educação como principal ferramenta, as beneficiárias e os beneficiários recebem a oportunidade de concluir os ensinos Fundamental e Médio, ganham qualificação profissional e desenvolvem a prática da cidadania. Outro diferencial do programa é a transferência de renda, que possibilita a disponibilidade das beneficiárias em concluírem a carga obrigatória de atividades.

A pesquisa terá 20 questões e será aplicada por 20 mulheres trans que serão selecionadas até o fim de dezembro.

Iniciado como POT – Programa Operação Trabalho LGBT em 2008, o Programa hoje oferece também acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico. Mais informações nos Centros de Cidadania LGBTI:

 

Luiz Carlos Ruas (Centro)

Rua General Jardim, 660, sala 32 – A, Vila Buarque

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 3225-0019

 

Laura Vermont (Zona Leste)

Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 2032-3737

 

Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)

Rua Baroré, n° 43 (Praça Centenário) – Casa Verde

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 3951-1090

 

Edson Neris (Zona Sul)

Rua São Benedito, 408 – Santo Amaro – São Paulo-SP

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 5523-0413 / 5523-2772