Paraense Aqno lança clipe sobre o isolamento social e celebrando os reencontros nestes tempos delicados 

Tem novidade das boas no ar com o novo clipe do paraense Aqno. Em “Desaglomerô”, ele aborda os reflexos da pandemia em uma mistura do brega paraense com o reggae maranhense. A música tem elementos de beats eletrônicos e foi composta pelo artista durante o isolamento social. É um convite para dançar junto, trazendo uma atmosfera de esperança pelos reencontros. 

Leia também:

Igor Pitangui lança música e clipe criados na pandemia para apontar um futuro melhor para todes 

Ventina lança mini álbum misturando Nordeste e militância trans em músicas deliciosas  

Aqno explora a identidade musical do lugar onde nasceu artisticamente e reafirma a pluralidade da cultura brasileira: “Marabá é um lugar completamente atravessado pela relação entre Pará e Maranhão e fizemos em Desaglomerô um casamento intuitivo de dois gêneros populares desses Estados”, conta. 

Aqno diz ainda que “posso citar como referência artistas clássicos do brega paraense, como Wanderley Andrade, Banda Calypso e Companhia do Calypso e do reggae maranhense, como a banda Reprise”. A letra reflete as inquietações emocionais e pessoais do artista, tão características de muitos de nós em isolamento social frente ao caos político e sanitário.  

Já o videoclipe figura bem o estado da composição. Filmado em locações da capital maranhense com uma equipe reduzida devido aos protocolos de segurança, o clipe conta, por meio de uma história ficcional, como momentos caóticos podem nos transformar definitivamente.

Marabá é um lugar completamente atravessado pela relação entre Pará e Maranhão e fizemos em Desaglomerô um casamento intuitivo de dois gêneros populares desses Estados

“Com referência em obras de sci-fi dos anos 70 e 80, apareço como um terráqueo em estado de solidão, caos e isolamento, atravessado por uma interferência extraterrestre na programação da TV, vinda de Saturno. Ignoro a tentativa de comunicação, mas o episódio me afeta e me coloca num estado gradual de mutação à medida em que me relaciono com o ambiente de isolamento, acessando diversos sentimentos, como ansiedade, revolta, delírio, apatia, loucura e carência, até enfim chegar ao estado final, caótico e fantástico da mutação”, descreve.  

“Desaglomerô” antecede o lançamento do primeiro álbum de Aqno, “O Retorno de Saturno” – temática que se conecta ao roteiro do videoclipe. Previsto para seste mês, o projeto traz algo que o artista chama de “Pop-Amazônico-Psicodélico”, uma mistura de musicalidade amazônica, beats eletrônicos e referências musicais que o inspiram.