Em meio a chamas, Dia da Amazônia aumenta a necessidade de discutir como podemos ajudar

É em um cenário triste de chamas, cinzas e destruição que, em 5 de setembro, o Brasil e o mundo lembrarão (não dá para usar o verbo comemorar) o Dia da Amazônia. O número de focos de queimadas na floresta em agosto já ultrapassou a média histórica dos últimos 21 anos, segundo dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Até o dia 24 de agosto, foram 25.934 focos ativos, número ligeiramente acima da média da série histórica para este mês (25.853). É o pior agosto desde 2010, quando, segundo o Inpe, foram registrados 45.018 focos.

O que pode parecer conversa apenas de especialistas, a sustentabilidade diz respeito a todas as pessoas que comem, respiram e tomam água. Para embasar as cada vez mais crescentes (e acaloradas) discussões que tomam conta da sociedade, Ezatamag traz alguns materiais para você começar a se informar melhor.

Quem quiser ir além e ajudar quem já está na Amazônia há tempos tentando salvar a floresta pode contribuir com grupos sérios como WWF, Greenpeace e SOS Amazônia. Além da doação, esses sites disponibilizam ricos materiais elaborados por quem entende do assunto.

Our Planet

Minissérie britânica documental da natureza com um capítulo sobre a Amazônia. Disponível na NetFlix.

 

Sob a Pata do Boi

Documentário de média metragem (49 minutos) disponível em várias plataformas que aborda a questão da atividade pecuária na Amazônia e sua relação com o desmatamento.

 

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Documentário que examina os impactos da pecuária e da pesca em áreas de floresta e investiga como as organizações ambientais lidam com a questão.