TSE lança serviço no WhatsApp para informar eleitores, responder perguntas e ajudar no combate a fake news

As Eleições 2020 estão chegando (domingo, 15 de novembro) e são um dos dois momentos mais importantes da democracia brasileira – principalmente para garantir a manutenção dela. Independente de quem seja seu candidato ou sua candidata, vote com consciência e sabendo ezatamentchy como fazer isso. Dúvidas podem surgir e é para isso que a internet está aí, para informar.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou  o “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, um chatbot – assistente virtual – criado em parceria com o aplicativo de mensagens para facilitar o acesso do eleitor e da eleitora a informações relevantes sobre as Eleições Municipais de 2020.

O bot, como também é chamado, é resultado de um novo acordo de cooperação entre o órgão e a plataforma para reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral. Para conversar com o assistente virtual, basta acessar a câmera do seu celular e apontá-la para o QR Code, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos, ou através do link wa.me/556196371078.

O canal automático do TSE traz diversos assuntos de interesse do eleitor, que vão desde informações sobre dia, horário e local de votação até dicas para mesários. Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot.

O assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos, desmitificar os principais boatos sobre a urna eletrônica ou assistir a vídeos do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino com dicas de como identificar conteúdos enganosos disseminados por meio da internet durante a pandemia de Covid-19.

O principal objetivo é facilitar o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral, de modo que todes possam se informar para votar com segurança em novembro. Por meio de uma conversa com o chatbot é possível, por exemplo, acessar os principais links de serviço, baixar o aplicativo e-Título e conferir as principais dicas para eleitores e mesários, além de justificar a ausência às urnas.

Além da criação do chatbot, o termo de cooperação firmado pela Corte Eleitoral com o WhatsApp prevê ainda a criação de um formulário para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa, uma das condutas proibidas pela lei eleitoral e também pelos Termos de Serviço do aplicativo.

A iniciativa faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas eleições municipais 2020. Vote em quem você quiser, mas vote consciente!