Starbucks inicia mais uma edição de projeto para ajudar pessoas trans na retificação de documentos
Para ajudar a driblar a grande dificuldade que é a retificação de nome de pessoas trans nos documentos, a Starbucks repete neste ano a iniciativa “Eu Sou”. O projeto há três anos oferece suporte legal e psicológico a colaboradores trans para alterar seus nomes em suas certidões de nascimento – e neste ano integra ainda pessoas atendidas pelas ONGs Casa Florescer e Casa 1, ambas em São Paulo.
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Os serviços estão sendo oferecidos desde o sábado, 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans, pela SouthRock, que neste ano expandiu seu apoio aos partners em seus escritórios corporativos e outros negócios operados pela empresa no Brasil.
“A Starbucks Brasil está comprometida em criar uma cultura inclusiva que promova o respeito e a dignidade para partners e clientes. Por meio do projeto ‘Eu Sou’, reforçamos nosso apoio à comunidade trans em particular”, conta Sandra Collier, diretora de marketing, fidelidade e categorias da SouthRock. “É muito gratificante saber que, ao oferecer este suporte jurídico, podemos causar um impacto significativo e positivo na vida de partners Starbucks e das comunidades que servimos”, acrescentou Collier.
“Participar do projeto ‘Eu Sou’ realmente mudou minha vida, principalmente pela liberdade que ganhei de ser quem sou como sempre sonhei e imaginei. Foi uma virada muito grande: o Jota nasceu e mudou tudo que existia antes dele. Durante todo o processo, sempre fui muito respeitado e acolhido em todos os lugares da empresa, por todas as hierarquias. Enquanto eu existir, lembrarei do projeto ‘Eu Sou’, disse Jota Ramos, analista de atendimento ao cliente da Starbucks no Brasil, que teve o nome retificado na edição de 2021 do projeto.
Participar do projeto ‘Eu Sou’ realmente mudou minha vida, principalmente pela liberdade que ganhei de ser quem sou como sempre sonhei e imaginei.
A Starbucks no Brasil lançou o projeto “Eu Sou” pela primeira vez em janeiro de 2020. Com a permissão de todas as pessoas participantes, a marca documentou essa emocionante jornada para dar ao público uma visão do impacto significativo do projeto. O vídeo (destaque) ganhou o Grand Prix no Cannes Lions Festival 2021 e, mais recentemente, um Effie Award.
Desde 2018, a Starbucks no Brasil trabalha com grupos de locais de suporte, como a Casa 1 (SP) e o Grupo Arco-Íris (RJ), para apoiar os esforços de inclusão LGBTQIA+ por meio da doação do lucro líquido da venda de produtos Starbucks, como o Pride Frappuccino® e camisetas, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade devido à sua orientação sexual e identidade de gênero.