Raphael Joia conquistou a internet com vídeos super fofos da avó reagindo ao fato de ele ser gay 

Raphael Joia é um ator e social media designer que conquistou os corações de todes com seus vídeos registrando a reação de sua avó quando ele conta que é gay. Problemas de memória dela fazem que a cada vídeo a resposta seja diferente, mas sempre com respeito, humor e amor. 

Morador da cidade paulista de Pirassununga, Raphael pretende que seus vídeos auxiliem a semear a aceitação em outros lares com pessoas LGBT, transformando a realidade. Ele tem recebido mensagens de pais, mãe, filhos e filhas testemunhando a coragem de se assumir depois de verem tanto afeto. 

Em Pirassununga, ainda há trabalho a ser feito, ele conta. “Acho as pessoas daqui muito preconceituosas ainda. Se você sai com uma pochete, todo mundo já fica olhando. Por outro lado, muitos jovens daqui saem para estudar fora e voltam. Isso traz vivência, faz com que eles discutam temas que não discutiam aqui, em casa. Por isso tenho esperança.” 

Como tem ficado seu trabalho nestes tempos de pandemia?  

Tive que me reinventar. Sou ator formado. Quando morava no Rio, depois de me formar, trabalhava de barman e não fazia nada na área que eu amo. Com a pandemia, cuido da minha vó de dia, trabalho como social media designer à noite e produzo meus vídeos. Posso dizer que pela primeira vez estou conseguindo trabalhar de maneira criativa e tirar do papel alguns projetos. Ou seja. Fiz do limão a limonada hehe. 

É impossível não falar dos vídeos com sua avó. Como surgiu a ideia de colocar ela na telinha do celular?  

A ideia surgiu de um dia em que eu estava falando com meu namorado pelo telefone perto dela. Eu falei: Te amo. 

E ela perguntou: você falou eu te amo pro Caue?  

Eu respondi que sim, que ele era meu namorado. Ela riu e se disse surpresa, mas feliz, sendo que eu já havia falado pra ela. Aí eu pensei: Gente! Vou começar a gravar porque as reações são muito boas. Foi quando tudo começou. 

Por que você acha que os vídeos com ela fazem tanto sucesso?  

Eu acho que as pessoas ficam surpresas ao ver alguém de uma geração passada tratando sobre sexualidade de maneira respeitosa, leve e bem humorada. Vejo que as pessoas se sentem acolhidas. Isso dá uma esperança em relação ao mundo em que a gente vive. Sabe? 

Você acha que inspira mais gente com sua relação familiar? Qual a importância de se sentir acolhido em casa?
Eu acho que sim. Temos recebido mensagens lindas de filhos que contaram ter tomado coragem de se assumir. Também recebemos relatos de mães perguntando como agir de forma respeitosa, pois isso é uma novidade pra elas. Tá sendo muito lindo esse movimento. A gente queria ser só fofo e engraçado sabe? E de repente, vimos que estamos mudando de maneira positiva a vida das pessoas. Tem sido algo muito potente. 

O que vem por aí na carreira? Queremos mais!  

Olha. Gravei o último vídeo em que ” Conto Mais uma Vez pra Minha Vó que Sou Gay.” Porque agora ela tem se lembrado sempre que eu já contei. Aí parece que eu quem tem problema de memória. Mas vamos continuar fazendo vídeos sobre esse tema. Abordando o assunto com humor, respeito e alguns palavrões hehehe. É muito bom informar as pessoas dessa maneira leve e a gente pretende continuar. 

Agora me conta qual é o seu maior sonho! 

Meu maior sonho é que realmente o nosso conteúdo chegue ao máximo de pessoas que a gente conseguir. Que a gente consiga transformar os lares de quem se descobre LGBTQIA+ e que essas pessoas transformem outras pessoas também. 

Tem como não se derreter?