Futuro com o ChatGPT entra na mira na discussão do “Programa de Travesti”

A mais nova edição do “Programa de Travesti”, apresentado pela rainha Sara Wagner York, discute o ChatGPT, um sistema que “entende” a linguagem humana e tenta responder da mesma forma. A conversa tem como convidado Marco Antônio, professor Adjunto de Teoria e Filosofia do Direito e do Estado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFMG).

Leia também:

“Programa de Travesti” analisa resultado das eleições presidenciais e questiona futuro da comunidade LGBT+

Sara Wagner York comanda conversa animada e construtiva sobre os temas urgentes para a nossa comunidade

Projeto de lei determina a criação no SUS de programa de apoio psicológico a mães e pais de pessoas trans

O programa lembra que “isso vem causando sensação de estranhamento desde seu lançamento ao pensarmos se ele revolucionará ou apenas driblará formulações mais complexas acerca de nossos processos de socialização, educação e produção emancipatória. Se você já experimentou, certamente deve ter se perguntado o que está em jogo?”.

Sara destaca ainda que Lucia Santaella e Noan Chomsky mostraram grandes estranhamentos, ele inclusive disse que se trataria de plágio de  alta tecnologia.  Stephen Marche (expert em IA education) afirma que o problema “é a forma como ensinamos as crianças a pesquisar, pensar e escrever. Toda essa tradição está prestes a ser interrompida desde o início.”