Consultor de viagens usa perfil no Instagram para ajudar outros homens trans em seus processos
O consultor de viagens e jogador de handball de São Paulo Tryanda Verenna teve oportunidades para fazer a cirurgia da mama e avançar em seu processo de transição. Mas faltavam informações, que ele foi buscar e, quando se sentiu seguro, encarou a cirurgia – mas ele sabia que a história dele poderia ser a de vários outros homens trans.
Para espalhar informações de qualidade, selecionadas por quem vive o processo de transição e conhece as particularidades, que surgiu o Instagram @homemtransbr, onde ele compartilha exemplos, ações, conquistas de direitos e informa quem está passando por alguma dificuldade ou dúvida sobre a transição.
Um trabalho que ele expande para o físico em palestras sobre transexualidade e inclusão em cursos de faculdade, principalmente da área da Saúde, mas está aberto a informar todo mundo. “Estou disponível para qualquer área que possamos falar da letra T. Acredito que tudo começa na Educação.” Ezatamag conversou com ele:
Você passou pela cirurgia da mama faz pouco tempo, como está sendo a recuperação?
A recuperação foi ótima. Eu não tive nenhum dia de dor ou incômodo. A cicatrização foi perfeita e já sinto levemente a sensibilidade do bico.
É um sonho realizado?
Sim. É um dos sonhos realizados, mas a maturidade do tempo trouxe conhecimento e não me fez sentir como um ato de comemoração, pois fui trabalhando essa ideia por anos dentro da minha vida até de fato ter condições e clareza de como seria.
É um dos sonhos realizados, mas a maturidade do tempo trouxe conhecimento e não me fez sentir como um ato de comemoração.
Como foi o processo até conseguir fazer a cirurgia?
Eu já havia tido outras oportunidades, mas eu não tinha clareza nas informações. Depois de ter estudado bem eu descobri que poderia fazer pelo convênio sem que me sobrasse nenhum custo e que não houvesse uma negativa. Foi feita pelo convênio com o Cid certo e fazendo uma bateria de exames.
Qual a principal diferença, além da física, claro, que você tem sentido?
Eu não mudei. Não mudei em nada. Eu continuo sendo a mesma pessoa, trato todos com carinho e respeito, não me tornei uma pessoa com fácil irritabilidade mas isso se deve a acompanhamento psicológico que é indispensável.
O que você pode dizer para outros homens trans que ainda passarão pelo procedimento?
Que o processo é lindo e será necessário ter paciência para começar a ver as mudanças. Não precisa gritar para o mundo que é um homem trans. É necessário esperar, pois tudo tem o seu tempo certo. Algumas mudanças levam 1 ano para acontecer. Se ele não entender que precisa de tratamento psicológico é melhor nem começar o processo. 90% das pessoas que tomam T sofrem psicologicamente por não saber lidar de forma clara com as mudanças que ocorrem. E que ele não precisa se desesperar, se fizer do jeito certo terá excelente resultado. Peço para que ele seja um multiplicador. Quando alguém passar por tudo que ele passou, que ele possa dar a melhor informação possível porque estamos aqui para ajudar uns aos outros.
Qual o objetivo das suas palestras sobre inclusão? Como promover essa inclusão hoje em dia?
A maioria das palestras ou rodas de conversa hoje são voltadas para a área da saúde. Eu vou em faculdades em cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem. Hoje é onde temos o maior problema com os meninos. Estou disponível para qualquer área que possamos falar da letra T. Acredito que tudo começa na Educação, já que a gente não pode estar na casa de cada uma das pessoas podemos ensinar profissionais como atender e cuidar de nós. Sempre com muito amor, carinho e paciência. Me chamam pra ir em algumas escolas públicas pra falar sobre bullying e fazemos rodas de conversas pra que o amigo respeite o outro como ele é. Proponho uma atividade sempre que possível para que possamos aproximar as pessoas, mesmo sendo crianças e adolescentes. A palestra serve para que todos possam aprender o que significa LGBT e como somos todos iguais, falamos que hoje é necessário se despir dos preconceitos.
Você acha importante que os homens trans ocupem todos os tipos de lugares? Por quê?
Eu acredito que pessoas têm que ocupar todos os espaços. Porque somos todos iguais! Quando eu falo diretamente para os meninos eu faço eles voltarem a acreditar que tudo que eles quiserem é possível. Como eu não posso pegar cada um pela mão, eu abro um leque de opções e oportunidades para que eles possam escolher a melhor opção e seguir em frente. Eu defendo que pessoas ocupem cada vez mais espaços é assim com negros, Pcds, LGBTQIA+, brancos…
Já que a gente não pode estar na casa de cada uma das pessoas podemos ensinar profissionais como atender e cuidar de nós. Sempre com muito amor, carinho e paciência.
O que é ser homem no mundo de hoje?
Ser homem é não tentar se preocupar em ser homem. Eu li essa frase em algum lugar a muito tempo atrás e ela faz muito sentido hoje. Primeiro eu não defino em ser homem ou ser mulher nos dias de hoje. Ser uma pessoa vai além de existir, é importante ser educado, trabalhador, ter uma boa índole, caráter, tratar bem as pessoas, ajudar o próximo sem esperar nada em troca e não fazer e nem desejar o mal a ninguém. A minha resposta é que todo homem e toda mulher deveriam ser assim. Claro que todos temos defeitos, mas é preciso ser uma pessoa melhor todos os dias.
Tiely
30/09/2019 18:34
Lindezo!!! Muito importante esse espaço para HomensTrans falarem sobre os prós e contras desse processo de mudança. Nossas conquistas são celebradas a cada segundo!! E todo espaço pra compartilhar com outros HTrans é bemvindx! Valeu!!
Paula Roberta ferraz
30/09/2019 18:44
Olá tenho muito orgulho de fazer parte do seu roll de amizade te amo bjs
Bernardo B.
30/09/2019 18:51
Lindão, muito obrigado por compartilhar sua história e por ajudar outros homens trans a terem uma trajetória com maior suporte e cuidado!
Dario
01/10/2019 08:26
Conheço Trianda e credito a ele essa personalidade forte, pois tem uma boa base para ser assim!
Kauã Rasera
01/10/2019 22:31
Muito linda a história e toda entrevista, sigo e acompanho ele, graças a ele achei tudo que precisava e estou concretizando meu sonho de poder me reconhecer no espelho.
Muito obrigado.
João Lima
01/10/2019 12:52
Parabéns, sua história me dar forças pra continuar nessa estrada tão pesada, confesso que depois que conheci @homemtransbr me senti mais leve, tive mais informações e até mais acolhido. Obrigado!!! ❤️
Felipe
01/10/2019 13:15
Me ajudou muito já desde o início da transição com dúvidas e esclarecimentos, simplesmente o cara é foda
Bernadete Oliveira
02/10/2019 21:38
Acredito em você como indivíduo que contribui com esclarecimentos a uma causa justa e humana.
A sociedade precisa de pessoas como você Tryanda que busca com respeito e maturidade ajudar através daquilo que você realmente acredita.
Parabéns,e muita força na sua caminhada.
Abracos
Daniana
03/10/2019 20:31
Parabéns, por mais pessoas assim e por mais matérias lindas com essa.
Beatriz
03/10/2019 21:36
Parabéns Gatão! ❤