Banco do Brasil entra na História ao empossar sua primeira presidente mulher (e lésbica)

O Banco do Brasil (BB) já tem sua primeira presidente mulher – e lésbica. Tarciana Medeiros tomou posse na segunda-feira, 16 de janeiro, em Brasília, prometendo o compromisso de conciliar a atuação comercial com o papel social. A presidente disse ainda que sua gestão será caracterizada pela diversidade. E prometeu também manter a rentabilidade do Banco do Brasil aos acionistas, sem deixar de lado a atuação pública do banco.

Leia também:

Invasão em Brasília completa 8 dias e fica cada vez mais inaceitável e séria

Pela primeira vez no Brasil, Ministério do Planejamento e Orçamento promete incluir pessoas LGBT+

Ana Moser toma posse nos Esportes e se torna a primeira ministra brasileira assumidamente LGBT+

“A missão que assumo, a partir de hoje, é extremamente relevante e desafiadora. A melhor forma de agradecer é assumir aqui o compromisso de continuar a entregar resultados sustentáveis para os nossos acionistas e ser relevante na vida das pessoas, em todos os momentos, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

Segundo a nova presidente, o Banco do Brasil continuará a dar lucros sólidos, sem abandonar o compromisso social. “O BB continuará a ser um banco rentável e sólido, criando valor para a sociedade. Podemos, sim, conciliar nossa atuação comercial com uma atuação pública. Ajudaremos ainda mais os nossos clientes a se desenvolverem, criando relacionamentos de confiança e duradouros”.

Em relação à diversidade, Tarciana Medeiros disse que a gestão será marcada não apenas pela multiplicidade na composição da equipe como será caracterizada pela liberdade no debate de ideias. “Construiremos um diagnóstico preciso. Adotaremos medidas concretas para diversificar ainda mais os times e as lideranças. Enriquecendo o debate de ideias, a proposição de soluções e a tomada de decisões”, disse.

Tarciana foi empossada pelo presidente Lula (Foto: Agência Brasil)

Biografia

Funcionária de carreira do BB, Tarciana começou a trabalhar na instituição pública em 2000, na agência Posto da Mata (BA). Natural de Campina Grande (PB), antes de ir para o banco trabalhou como feirante e professora. Formada em administração de empresas, a nova presidenta do BB tem pós-graduação em administração, negócios e marketing e em liderança, inovação e gestão.

Em sua carreira no banco, Tarciana liderou a Superintendência Comercial da BB Seguros de 2013 a 2018. Em 2018, foi executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos da instituição. Ela também atuou como administradora da Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras.