Primeira vereadora trans de Limeira (SP), Isabelly Carvalho quer prioridade no atendimento à mulher vítima de violência
Primeira vereadora trans da Câmara Municipal de Limeira (SP), Isabelly Carvalho (PT) quer prioridade de atendimento em equipamentos públicos de saúde para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Além disso, tem indicado vários pedidos de zeladoria na cidade visando o bem-estar da população e acompanhado de perto as ações contra a Covid-19.
Com o Projeto de Lei Nº 5/2021, a vereadora pede que fique “estabelecido o atendimento preferencial às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nos hospitais públicos e privados, do Município de Limeira, ressalvados os casos de maior urgência, assim considerados pelos profissionais da saúde”.
Na proposta, a parlamentar faz questão de deixar claro que este atendimento deve ser feito também para mulheres trans, como deve ser. “Para fins desta lei entende-se como mulher as pessoas que se identificam com o gênero feminino, inclusive mulheres trans e travestis”, esclarece.
A proposta em análise na Câmara também inclui os hospitais da rede privada para que destinem atendimento prioritário para mulheres que se encontrem nesta situação. Por atendimento prioritário, define o projeto, entende-se a não obrigatoriedade de as pessoas protegidas por esta Lei aguardarem em filas.
Além disso, a proposta também pede a divulgação desta iniciativa, indicando que as repartições e os estabelecimentos públicos deverão afixar, em local visível, placas indicativas de orientação ao público referentes a prioridades das mulheres em situação de violência.
E ainda: com o Projeto de Resolução Nº 6/2021, ela requer a criação “no âmbito da Câmara Municipal de Limeira a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres”. Um dos principais objetivos desta Frente será identificar problemas referente à condição das mulheres, seja em relação às condições socioassistenciais, à saúde, ao lazer, à educação e ao meio ambiente. A iniciativa quer estimular políticas públicas que visem à efetivação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Já com a Moção Nº 10/2021, a vereadora aplaudiu o estilista Dudu Bertholini “pela homenagem recebida através de selos emitidos pelos Correios enaltecendo seu trabalho e a marca Neon, e por sua magnífica trajetória profissional e intensa contribuição à cultura nacional”.
Isabelly também atua pelo bem-estar da população em geral, com várias indicações para serviços de zeladoria. Nesta pandemia, tem questionado o governo estadual sobre uma melhor atuação na área da Saúde no município para enfrentar o Coronavírus.
A vereadora é também secretária da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos do Consumidor, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso.