Drag queen e pedagoga, Ruth Venceremos quer ser deputada para barrar os retrocessos no Brasil
“Quero me tornar a primeira drag deputada federal do Distrito Federal em 2022.” É com esta missão histórica que a pedagoga e militante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST) Ruth Venceremos (PT) chega com sua pré-candidatura. Uma campanha online está arrecadando recursos para que esta caminhada seja um verdadeiro desfile rumo ao Legislativo.
Leia também:
Chegou o momento de o Distrito Federal eleger Paula Benett como sua primeira deputada trans
Linda Brasil foi a primeira vereadora trans de Aracaju e agora quer ser também a primeira deputada
Interessades em ajudar não apenas com dinheiro também podem ser voluntáries na, por enquanto, pré-campanha (ainda não pode chamar apneas de campanha devido à lei eleitoral). “Chegou o seu momento de fazer parte da construção deste projeto colorido e popular. Faça parte do time Ruth Venceremos e vamos juntes nesta construção”, chama a campanha online.
Symmy Larrat faz História no movimento LGBT e agora mira a Câmara Federal
Ruth é uma “artista drag queen de Brasília que luta pela defesa da vida, pela educação pública de qualidade, pelos direitos humanos, por comida saudável no prato, pelo direito à terra, ao teto e ao trabalho! Desde os meus 13 anos, faço parte do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra, o MST!”.
Uma das vozes mais ativas do movimento LGBT+ no Distrito Federal, foi moldada em um caminho que ela recorda: “do acampamento de lona preta e das salas de aula, fui para os palcos, como artista LBGTQIA+, e estive à frente do Bloco das Montadas, eleito duas vezes o melhor e mais seguro bloco de carnaval de Brasília”.
Ruth é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2019, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal. Por sua militância no Combate ao racismo recebeu homenagem da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, no dia Nacional da Consciência Negra.
“Agora, conto com você para chegar ao Congresso Nacional! Sou pré-candidata à deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores aqui no DF! Quero ocupar esse importante espaço para lutar com você pelo resgate ao nosso direito de sonhar e ser feliz!”
Ela precisa ser eleita (e irá) “para barrar os retrocessos que têm vitimado o povo pobre e preto deste país. Para recuperarmos nossa dignidade, nossa soberania, nossa alegria! Acredite, juntes, venceremos!!!”.