ESPECIAL ELEIÇÕES: Nega Van quer chegar à Assembleia da Bahia para focar a Política em pessoas negras LGBT+, trans e travestis
Atenção eleitoras e eleitores da Bahia porque a cabeleireira Gabriella Borges de Souza, a Nega Van, é candidata à deputada estadual pelo PSol com o número 50777. Ela quer levar para a Assembleia Legislativa baiana sua luta já avalizada de sobra como presidenta Municipal do PSol Porto Seguro e a primeira presidenta travesti de partido político no Brasil.
Leia também:
Nega tem 42 anos e uma trajetória que a deixou preparada para legislar em favor da nossa comunidade e de todes que não têm voz na construção da Política. Suas propostas perpassam vários setores, sempre focando pessoas negras LGBT+, trans e travestis. Seu maior sonho um país de todes, onde ninguém passe fome, todes tenham um lar, uma casa.
Sou a verdadeira mudança, representante do povo, vou trabalhar para que tenhamos políticas públicas de qualidade e que atendam todes.
“A representação, todas as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+, foram através do judiciário, e nunca pelo Congresso Nacional. É preciso políticos que nos representem e pautem políticas públicas que nos contemplem, por isso a importância de eleger uma grande bancada LGBTQIA+ para o Congresso e para assembleias dos Estados brasileiros”, defende à Ezatamag na entrevista a seguir:
Por que as pessoas devem votar em você?
Sou a verdadeira mudança, representante do povo, vou trabalhar para que tenhamos políticas públicas de qualidade e que atendam todes. Investimento em Educação, Saúde, Ciência, tecnologia e renda social para os mais de 2 milhões de baianos vivendo abaixo da linha da pobreza.
O que você pretende fazer quando se eleger? Quais suas três principais propostas?
Criação do Transceja, retorno da população LGBTQIAPN+ aos estudos, principalmente as pessoas trans e travestis. Haja vista que 82% da população trans e travesti não concluíram o Ensino Fundamental no Brasil. Indicação ao governador para que reserve 10% das vagas do jovem aprendiz para jovens LGBTQIAPN+ negros, em especial pessoas trans e travestis vivendo em vulnerabilidade. PL de cotas para pessoas negras LGBTQIAp+, trans e travestis, em concurso público. PL de cotas em faculdades públicas para pessoas trans e travestis, com incentivo financeiro na garantia da permanência e conclusão do curso. Construção de um hospital oncológico, na região extremo sul, na cidade de Porto Seguro e microrregião. Escola em tempo integral, creches funcionando até às 22 horas, entre outros.
Qual a importância de votar em e eleger pessoas LGBT por todo o Brasil?
A representação, todas as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+, foram através do Judiciário, e nunca pelo Congresso Nacional. É preciso políticos que nos representem e pautem políticas públicas que nos contemplem, por isso a importância de eleger uma grande bancada lgbtqia+ para o Congresso e para assembleias dos Estados brasileiros.
Como você espera que seja o Brasil em 2023?
Um Brasil com mais amor e menos ódio.
Qual seu maior sonho?
Ter um país de todes, onde ninguém passe fome, e todes tenham um lar, uma casa.
ESPECIAL ELEIÇÕES 2022:
ESPECIAL ELEIÇÕES: Robeyoncé Lima quer ser deputada federal para ampliar uma atuação já elogiável
ESPECIAL ELEIÇÕES: Neon Cunha é a garantia da continuidade da luta LGBT+ na Assembleia de SP
ESPECIAL ELEIÇÕES: Ariel Luz é candidata à deputada federal em Goiás
Advogada e coordenadora da Transempregos, Márcia Rocha anuncia pré-candidatura à deputada federal
Chegou o momento de o Distrito Federal eleger Paula Benett como sua primeira deputada trans
Linda Brasil foi a primeira vereadora trans de Aracaju e agora quer ser também a primeira deputada
Symmy Larrat faz História no movimento LGBT e agora mira a Câmara Federal