Conheça a luta do pernambucano Josias Vieira em favor do Meio Ambiente

Por Artur Vieira*

O movimento que propõe uma reflexão dos cristãos a partir de onde o criador se manifesta na sua própria criação, assim é o “Nós na Criação”, movimento fundado e liderado pelo pastor evangélico indígena, pernambucano de 43 anos Josias Vieira Kaeté; que chama a atenção para os cuidados ambientais e as urgentes demandas de preservação da Amazônia.

Leia também:

Fundador do Movimento Evangelicxs combate conservadores na organização que tentam retroceder com direitos LGBT+

O pioneirismo de uma mulher em meio aos preconceitos do sistema evangélico

Mês da Visibilidade Lésbica: como ser mulher no Brasil por Alana Lial

Tendo como um dos motores deste movimento a educação ecológica a partir dos textos bíblicos, o teólogo e também ecoteólogo aponta a necessidade de uma leitura mais aprofundada e uma reinterpretação dos textos bíblicos pela igreja evangélica brasileira. Josias sendo um grande pensador e intelectual, questiona o apoio que grandes lideranças religiosas têm dado ao Agronegócio brasileiro, já que este tem sido um grande destruidor do nosso planeta.

“Os evangélicos são negligentes na ordem de Deus para Adão no Éden, que foi de servir a criação”.

O Nós na Criação se organiza em núcleos e desenvolve atividades para colaborar com a demanda das igrejas locais e propor diretrizes contra o desmatamento, repensar novos métodos de preservação, formas de descarte de lixo e despoluição de rios. Além disso o movimento possui quatro pilares como base central: leitura popular da bíblia, sopro do espírito, pedagogia da autonomia e espaço seguro de acolhimento.

Josias sendo um grande pensador e intelectual, questiona o apoio que grandes lideranças religiosas têm dado ao Agronegócio brasileiro

Tudo isso pensado para colaborar e orientar jovens e lideranças evangélicas nessa caminhada de se perceber enquanto parte da criação, entendendo que a temática meio ambiente não é acessório ou transitório, mas sim permanente e urgente e, como temos percebido, ultimamente devido aos recordes de queimadas e também do aumento de temperaturas em grande parte dos estados brasileiros.

O Nós na Criação se organiza em núcleos e desenvolve atividades

E essa dificuldade de fazer os evangélicos entenderem essa urgência, o pastor sabe bem como é, por ser um homem negro, indígena descendente do povo Kaeté e enfrentar preconceitos por ser também cristão. Se auto intitula como um pastor decolonial e reforça nessa entrevista a importância de movimentos de minorias como o movimento negro, o movimento feminista e a teologia queer.

“Todos têm espaço na mesa de Jesus para a comunhão e o diálogo”.

Focado cada vez mais em ensinar e alertar sobre a importância de se discutir a fé através da ecoteologia e o modo como o ser humano se relaciona com a criação, Josias têm realizado campanhas e obtido vários avanços do seu projeto; mostrando ser uma influência extremamente positiva e necessária nesse assunto que não se limita apenas ao nosso país, mas sim uma temática urgente a nível global.

O teólogo e também ecoteólogo aponta a necessidade de uma leitura mais aprofundada

Durante o nosso papo nessa entrevista é muito fácil perceber porque ele tem se tornado essa voz progressista tão potente nos dias atuais, pois sabe como ninguém a dor que é pertencer a um grupo minoritário que não tem visibilidade social da maioria da sociedade.

Artur Vieira é um cristão, gay e jornalista que trabalha com o público LGBT+ desde 2013 na internet com o perfil @devoltaaoreino.