Educação: 70% dos profissionais consideram importante incluir discussões sobre diversidade nas escolas

Estudo revela que 70% dos profissionais da Educação no Brasil consideram importante incluir discussões sobre diversidade sexual e de gênero nas escolas. A pesquisa foi conduzida pela Associação Nova Escola em colaboração com a TODXS e envolveu a entrevista de 4.035 educadores.

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Segundo o estudo, seis em cada 10 professores acreditam que o ambiente escolar deve ser um espaço propício para abordar e desenvolver essas temáticas. Esse apoio é ainda mais pronunciado entre os profissionais que fazem parte da comunidade LGBT+, onde a porcentagem sobe para 80%.

Outro dado relevante é que metade dos educadores entrevistados relatou ter testemunhado casos de LGBTfobia nas escolas. De acordo com os entrevistados, nove em cada 10 incidentes de agressões verbais são cometidos por estudantes.

Seis em cada 10 professores acreditam que o ambiente escolar deve ser um espaço propício para abordar e desenvolver essas temáticas.

Mesmo em um país onde os índices de violência contra a população LGBTQIA+ são alarmantes, o tema da diversidade sexual e de gênero ainda é pouco explorado nas instituições de ensino. Apenas 20% dos entrevistados afirmaram que a escola incentiva o uso de materiais pedagógicos para discutir essas questões.

De acordo com um dossiê elaborado pelo Observatório de Mortes e Violências de Pessoas LGBT+ no Brasil, uma pessoa LGBT+ foi assassinada a cada 32 horas em 2022.