Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT elege nova diretoria com mais mulheres e bissexuais

Está mais feminina e descentralizada a nova direção da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT, eleita no 3º Encontro Nacional de Católicos LGBTQIAP+, nos dias 20 e 21 de novembro. 21 grupos participaram do evento que escolheu a equipe de coordenação para 2021-2023.

Leia também:

Thammy Miranda anuncia saída do PL após filiação do (des)presidente da República

Vereadoras de São Paulo aprovam Audiência Pública para discutir a saúde da população LGBT

André Mendonça é confirmado no STF e começa uma era de obscuridade no último refúgio para os LGBT

“A equipe que sai celebra a que chega, composta por mais mulheres, por mais pessoas bissexuais, e majoritariamente por integrantes de grupos fora dos grandes centros, apontando para nossa vocação de caminhar e construir nas periferias da vida”, destaca a Rede.

O Encontro teve ainda celebrações, troca de experiências, apresentação de balanço das atividades realizadas pela equipe de coordenação no último triênio e debate de questões sobre organização da Rede. Juntas, as duas equipes coordenadoras – a que articulou as ações da Rede de 2018 até aqui e a que assume os trabalhos a partir de agora – elaboraram uma carta relatando como foi o encontro e celebrando o momento:

Celebramos a vida em abundância

Com os corações transbordando de alegria e entusiasmo, celebramos com vocês o significado profundo e imenso de nosso III Encontro Nacional de Católicos LGBTQIAP+, realizado no fim de semana de 20 e 21 de novembro.

Celebramos todas as pessoas que se apresentaram, de todas as comunidades que compõem a nossa Rede, e se engajaram na comissão organizadora do Encontro ao longo de dez meses, e nas equipes responsáveis pelas atividades de preparação para o Encontro. Todas as que participaram dessas atividades com seus grupos e se deixaram desafiar pelas reflexões propostas. Todas as que se comprometeram com as equipes envolvidas diretamente na construção do Encontro em si. Todas as que se inscreveram e representaram seus grupos, seja como participantes ou como delegadas. Todas as que se envolveram nas trocas, encontros, conversas e debates nas suas regiões, pensando e sonhando juntas a Rede que queremos ser.

Evento reuniu 21 grupos do Brasil

Celebramos a dedicação, o compromisso, a generosidade da nossa comunidade de comunidades, membros do corpo santo de Cristo, tão rica em talentos, tão fértil em dons, tão abundante em Vida, mesmo nestes tempos tão profundamente desafiadores para todes nós. Mesmo em tempos de tantas perdas, de tanta dor individual e coletiva, pudemos nos reunir e ser Igreja uns para os outros, umas para as outras, atendendo ao chamado profético de denunciar a realidade de violência e de morte e anunciar a esperança de uma nova Vida para todas as pessoas. A partir do tema do nosso encontro, “Pra Vida ser sempre mais!”, e tomando como inspiração a palavra de Jesus no evangelho de João (10, 10), “Que todes tenham vida plenamente”, nós nos encontramos para celebrar a Vida e nos deixarmos abraçar pelo Amor de Cristo que nos une em comum unidade.

Celebramos o trabalho coletivo que nos permitiu construir nosso Encontro a dezenas de mãos. Organizamos um encontro virtual com 140 inscritos, com uma média de oitenta pessoas nas salas, engajadas em um total de sete horas de trabalho no sábado e seis horas no domingo. Fomos 21 comunidades do sul ao nordeste do Brasil, de dez estados diferentes, contando nossas histórias e compartilhando uma extraordinária diversidade de experiências; nos organizamos em sete grupos de trabalho para elaborar as metas estratégicas que vão nortear a caminhada da Rede pelos próximos dois anos; realizamos um debate de alta qualidade sobre um processo prolongado de revisão da nossa estrutura e organização a partir do diálogo e da escuta atenta e aprofundada das nossas comunidades.

No dia da festa de Cristo Rei, em que encerramos o ano litúrgico, nos despedimos da primeira equipe nacional que coordenou nossa Rede entre 2018 e 2021 e elegemos uma nova equipe de coordenação, que será responsável por articular os trabalhos no biênio que se inicia. A equipe que chega celebra a que sai, responsável por formar uma base calcada em valores de seriedade, compromisso, generosidade, horizontalidade e esperança. A equipe que sai celebra a que chega, composta por mais mulheres, por mais pessoas bissexuais, e majoritariamente por integrantes de grupos fora dos grandes centros, apontando para nossa vocação de caminhar e construir nas periferias da vida. Celebramos a generosidade de todas as pessoas que disponibilizaram seus talentos, seu tempo e sua energia para colaborar nas equipes de assessoria e comunicação. Celebramos a caminhada que virá.

Nosso Encontro chegou ao fim também no dia nacional dos leigos e leigas. E celebramos a história de nossos coletivos leigos, que tem sido tão fértil em frutos e pródiga em bênçãos, e os horizontes que se abrem à nossa frente. Que nosso caminho siga sendo de amadurecimento coletivo, construção consistente e diversidade de dons. Sigamos nos apoiando e nos fortalecendo em nosso testemunho de vida cristã, sendo para todes espaços seguros de encontro, partilha, escuta e aprendizado mútuos e celebração da nossa diversidade. Sejamos comunidades irmanadas na fé e na pluralidade de carismas e experiências, instrumentos da Palavra Viva e Encarnada de Deus nas vidas uns dos outros, umas das outras.

Ruah guie nossos passos nesta missão e nos abençoe abundantemente. Nossa Senhora Aparecida, nossa mãe negra, nos acolha e nos conforte em seu abraço. Sigamos, como Rede, fazendo Pentecostes em nossas vidas.

Equipe de coordenação 2018-2021

Equipe de coordenação 2021-2023
Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT

www.redecatolicoslgbt.com.br