#outubrorosa chega para incentivar a informação e a prevenção contra o câncer de mama
O mês de outubro começa com a importante campanha #outubrorosa para lembrar como é vital, literalmente, estar atento ao câncer de mama – que pode acometer homens e mulheres. É uma iniciativa comemorada em todo o mundo que começou nos Estados Unidos, onde durante este mês várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em vários Estados de lá.
A ideia só cresceu e hoje mobiliza o mundo todo com iluminações especiais de monumentos e programações fartas de informação e prevenção. A cor rosa se une ao mês pelo fato de o laço cor-de-rosa ser o símbolo oficial contra esse tipo de câncer que atinge, na maioria das vezes, mulheres.
Como a informação é uma das mais poderosas armas contra qualquer doença, clicando aqui você encontra uma cartilha do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre o assunto, abordando pontos como mamografia, fatores de risco, sintomas e sinais e como percebê-los – o que é extremamente importante.
“Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável”, pede o Inca.
De acordo com a entidade, em 2018, 29,5% dos novos casos da doença em mulheres no Brasil foram de câncer de mama. No caso dos homens, ele atingiu 1% dos novos casos. A predominância é do câncer de próstata, com 31,7% dos novos casos. Todos eles merecem atenção.