Robeyoncé Lima lança no dia 26 pré-candidatura à Câmara dos Deputados e reforça rede de travestis negras na política
Robeyoncé Lima é um fenômeno do cenário político pernambucano que ecoa em todo o Brasil. É a primeira travesti preta advogada do Norte-Nordeste e codeputada estadual em Pernambuco pela mandata coletiva das Juntas (PSol). E ela quer mais: no próximo dia 26, às18h30, lança oficialmente sua pré-candidatura à deputrava federal.
Leia também:
Senador Fabiano Contarato quer auditoria nos programas federais LGBT
Magistrados do Brasil criam comissão para discutir e empoderar a pauta LGBT+
“É preciso ter muita coragem para dar um novo passo. Mas é preciso ser travesti, preta e nordestina para entender que já passou da hora de nossos corpos retomarem o terreiro que abriga o Congresso Nacional. Vai ter travesti preta no Congresso sim!!!”, avisa.
Ela quer levar para Brasília uma atuação elogiável na Assembleia Legislativa pernambucana, e também lembra a importância de construir uma base que seja a favor das nossas pautas. “Votar em presidente é primordial, mas fazer uma base de esquerda progressista nas casas legislativas é tão primordial quanto”, explica Robeyoncé.
A mandata coletiva dela em Pernambuco já deu ótimos frutos como, por exemplo, uma lei que garante o respeito à identidade de gênero. “Muita gente ainda não sabe, mas há 1 ano, nós, da Mandata Coletiva das Juntas aprovamos a Lei N.17268 que institui o uso do nome social de transexuais e travestis em instituições públicas e privadas de educação, saúde, cultura e lazer em Pernambuco.”
Ela lembra que “nós, travestis e transexuais, temos o direito garantido por lei de sermos chamadas pelo nosso nome social nas escolas, faculdades, postos de saúde, academias, etc. E caso essas instituições descumpram a lei, devem pagar multa que varia entre 500 e 5 mil reais!”.
É mais uma candidatura rumo à realização do sonho de se formar, na Câmara dos Deputados, uma bancada de parlamentares travestis e transexuais – um projeto que envolve ainda outros ótimos nomes da política brasileira. “Travestis negras no comando da nação!”, convoca Robeyoncé. Todes concordam!