Niterói comemora 4 anos de seu ambulatório para pessoas trans com 500 cadastrades
É para comemorar muito o aniversário de 4 anos do Ambulatório de Atenção à Saúde da População Travesti e Transexual João W. Nery, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Já são pelo menos 500 pessoas cadastradas. E teve comemoração, no dia 1, com roda de conversa na unidade, com orientações a respeito de direitos, promoção de saúde da população travesti e transexual, e oficina de poesias e colagens.
Leia também:
Dia de refletir e construir novas formas de cuidado e proteção da vida de pessoas vivendo com HIV
Especialistas defendem criação de rede de ambulatórios no SUS para pessoas trans no Brasil
Conselho baiano coloca no ar cartilha para homens trans que foi censurada pelo Ministério da Saúde
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, falou sobre a unidade de atendimento. “O ambulatório é um espaço exclusivo para as pessoas transexuais serem assistidas em seus processos de hormonização e, na lógica do cuidado integral à saúde, serem encaminhadas para o tratamento de outras demandas nas demais unidades de saúde do município”, explica.
A coordenadora do ambulatório, Caroline Cabral, fala da ação realizada nesta quinta-feira. “Essas propostas de atividades têm como objetivo, além da interação entre os usuáries do ambulatório, a criação de grupos de encontro mensal, a partir de janeiro de 2023 (Mês da Visibilidade Trans), para que, esses usuáries construam uma rede de apoio entre si, e mantenham sua relação com o Ambulatório e as Unidades de Saúde mais estreita”, explica.
Inaugurado em 2018, o ambulatório João W. Nery foi pioneiro entre todos os municípios do Rio de Janeiro. O local possui uma equipe composta por médico endocrinologista, enfermeiros, profissionais da Saúde Mental e assistentes sociais, garantindo o respeito à identidade de gênero e assegurando o exercício pleno da cidadania de todos.
A unidade fica na Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço, no Centro de Niterói. Os atendimentos podem ser marcados pelo telefone (21) 2612-8184.
Fotos: Lucas Benevides