Ceará e Amazonas realizam casamento coletivo LGBT+ para garantir direitos a quem ama

24 casais homossexuais vão formalizar suas uniões no dia 8 de dezembro no 2º casamento coletivo LGBTQIAPN+ em Manaus, capital do Amazonas. No Ceará, Fortaleza também anunciou casamento coletivo cheio de diversidade, com inscrições abertas a partir de amanhã, 30 de novembro, e cerimônia em 2024.

Leia também:

Judiciário do Ceará entrega 157 certidões de nascimento e RGs a pessoas trans

Estado do Ceará determina que assassinatos de LGBT+ são, primeiramente, crimes de ódio

Terceira onda da pandemia deve esticar a crise para a população LGBT, mas veja como você pode ajudar! 

Em Manaus, o casamento é promovido pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os casais estão isentos de custos e despesas com cartório. A organização diz que atos como este farão parte do cronograma institucional, pois é a garantia de direitos e uma questão de justiça social.

A Comissão LGBTQIA+ da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas disse que a houve o interesse de 70 casais, mas por questões de documentações ou falta de tempo deles foram mantidos apenas 24. Em 2024 também haverá casamento e os casais com interesse devem ficar atentos a abertura das inscrições.

Em Manaus, o casamento é promovido pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas

No Ceará, a Prefeitura de Fortaleza abre as inscrições, a partir da próxima quinta-feira (30), para o casamento coletivo gratuito para casais LGBT+. Ao todo, são 30 vagas para quem reside na capital cearense e que não possui recursos próprios para custeio do casamento. As inscrições ocorrem até o dia 30 de dezembro, precisando ser realizadas de modo presencial no Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, localizado no bairro Centro.

As cerimônias estão previstas para começarem em março de 2024. A ação é realizada pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).