Campanha Janeiro Branco termina nesta semana, mas o cuidado com a saúde mental deve ser o ano todo! Confira dicas!

É a última semana da campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo chamar atenção para a importância de cuidar da saúde mental. Com uma pandemia que aperta cada vez mais e o isolamento que não terminou ainda, o Janeiro Branco incentiva que nós tomemos cuidado com nós mesmos o ano todo.

Um dos parceiros oficiais da campanha e especialista em saúde emocional, o Zenklub dá 4 dicas de como a tecnologia pode te ajudar no seu autocuidado. Confira cada uma das dicas e indique aos seus amigos também, afinal, Janeiro Branco é para todo mundo.

1. Meditação e saúde emocional andam juntas

Uma das práticas confirmadas cientificamente que ajuda na sua saúde emocional é a meditação. Parar 5 minutinhos do seu dia, fechar os olhos e meditar traz muitos benefícios tanto físicos quanto emocionais.

A partir desta prática, é possível focar no tempo presente, trabalhar a respiração e reduzir a ansiedade. Além disso, é um carinho consigo mesmo, pois com ela, você consegue tirar um tempo para si.

 

Uma das práticas confirmadas cientificamente que ajuda na sua saúde emocional é a meditação. Parar 5 minutinhos do seu dia, fechar os olhos e meditar traz muitos benefícios tanto físicos quanto emocionais.

E não precisa ser um grande expert para aderir à prática. Hoje em dia, diferentes áudios e vídeos de meditação guiada te ajudam a trilhar essa jornada sem precisar sair de casa.

2. Comece a terapia online

terapia online é uma importante aliada baseada no cuidado com a saúde emocional. A partir dela, o especialista te ajuda a entender e a refletir sobre suas principais demandas internas.

Com isso, quem faz terapia pode se conhecer melhor e começar a praticar mudanças que auxiliam na sua qualidade de vida.

Outros benefícios envolvem:

– Redução da ansiedade;
– Lidar com situações ruins;
– Ajuda nos relacionamentos;
– Desenvolve o amor-próprio.

A terapia online é uma importante aliada baseada no cuidado com a saúde emocional. A partir dela, o especialista te ajuda a entender e a refletir sobre suas principais demandas internas.

3. Cuidando da saúde emocional: registre suas emoções

Registrar emoções é muito importante no processo de autoconhecimento. Com esse recurso, é possível ter um panorama das suas emoções ao longo da semana, o que facilita a auto observação e trabalha a inteligência emocional.

Ter um diário emocional digital te ajuda a identificar padrões de comportamento físicos e emocionais, além de hábitos diários, te dando a possibilidade de entender mais sobre si e entender o que precisa ser melhorado e abordado no processo terapêutico.

4. Pratique o autocuidado

Praticar o autocuidado é separar um tempo para si e sua saúde emocional; é tirar um momento para se ver, se ouvir, parar por alguns minutos e prestar atenção aos seus sentimentos.

 

Registrar emoções é muito importante no processo de autoconhecimento. Com esse recurso, é possível ter um panorama das suas emoções ao longo da semana.

Segundo a terapeuta do Zenklub, Joana Carreirão, “não economize em apreciar tudo o que está aí dentro de você. Isso vale tanto para habilidades, como também para ideias e sentimentos. Esteja aberto para esta conversa interna: fechado lá fora, mas aberto aí dentro”.

Com a grande gama de conteúdos disponíveis na internet hoje em dia, é possível encontrar o perfeito para te acompanhar no seu momento de autocuidado. Ouvir uma música ou um podcast e assistir a um vídeo no youtube são práticas simples, mas que ajudam neste processo.