Dois pais homoafetivos e três adoções necessárias (Parte VIII)
Por Toni, David, Alyson, Jéssica e Filipe Harrad Reis*
Quando Jéssica e Filipe vieram morar conosco, não sabiam ler ou escrever, apesar de estarem com 11 e 8 anos, respectivamente. Nesses dois anos têm tido reforço de Português e Matemática no método Kumon, além de muito apoio e dedicação da escola municipal onde estudam.
O Kumon visa a promover a autonomia e o autodidatismo nos estudos e proporciona atendimento individualizado. Hoje Jéssica está lendo e escrevendo muito bem e Filipe está fazendo progresso com o Português e está bem em Matemática.
Assim como Alyson, Jéssica e Filipe são incentivados a ler livros e fazer resenhas. A primeira resenha da Jéssica foi um desenho, uma vez que ainda não conseguia escrever. Agora, ela desenvolveu bastante e desde 2015 vem alimentando seu blog Eaê Mina? Sussi? com suas resenhas. O blog do Filipe vai pelo nome Eaê Mano? Tranquilão? Os livros que os filhos leram passaram a compor uma mini “biblioteca unificada”.
Os três filhos ajudam a cuidar da casa e dos animais de estimação. São três cachorros e dois gatos. Criaram um roteiro semanal só deles que define quem vai passear com os cachorros e quando, quem vai fazer o jantar e lavar a louça depois, quem vai fazer compras e quem é responsável por limpar e organizar a casa, quem vai colocar o lixo para coleta na rua. Ajudam muito e estão aprendendo se preparar para a vida adulta.
Hoje os três filhos são escoteiros. Fazer parte dos escoteiros tem sido excelente para seu desenvolvimento. Isto porque a metodologia do escotismo está baseada no sistema de autoeducação progressiva, complementar ao da família e da escola, e se desenvolve a partir da interação de vários elementos, que permitem aprender fazendo, o desenvolvimento do caráter, a aquisição de habilidades e competências, a independência e confiança em si mesmo, o sentido das tarefas e a aptidão para cooperar e conduzir.
Os três filhos ajudam a cuidar da casa e dos animais de estimação. São três cachorros e dois gatos. Criaram um roteiro semanal só deles
.
O escoteiro acontece aos sábados, à tarde. Os filhos têm gosto de ir. Adoram também ir para os acampamentos e outras atividades promovidas pelos escoteiros. No sábado à noite, depois do escoteiro, durante o jantar sempre conversamos sobre o que fizeram no escoteiro e o que aprenderam. O escoteiro reforça e acrescente à educação e ao aprendizado que ocorre em casa, na escola e na vida.
Jéssica tem aula de natação duas vezes por semana e Filipe tem aula de judô, também duas vezes por semana – já está com faixa cinza. Jéssica foi selecionada por uma agência de modelos de Curitiba e aos 13 anos está iniciando um contrato de três anos como modelo fotográfica. Em julho de 2016, Alyson fez sua primeira apresentação profissional como bailarino no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba, anos 15 anos.
Nem tudo tem sido um mar de rosas, mas a experiência da adoção tem sido muito gratificante para nós enquanto possibilidade de realizar o sonho da paternidade, e os três filhos têm tido muitas oportunidades, carinho, afeto e apoio que não teriam tido na situação em que estavam antes e que fez com que viessem a entrar na fila da adoção.
Foi fundamental neste processo o apoio da família estendida, das vovós Araci e Hália, dos grupos de apoio à adoção, das Varas da Infância, do escoteiro e da escola, funcionando como uma espécie de rede que ajuda com a criação dos filhos.
Foram muitos/as profissionais que nos ajudaram jurídica, psicológica e moralmente, incluindo a Dra. Silvana do Monte Moreira, a juíza Mônica Labuto, a Dra. Maria Berenice Dias, a Dra. Gianna Andreatta, o ministro Marco Aurélio e a ministra Carmem Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF), os compadres João e Claudio, as/os nossas/os comadres e compadres… E mais uma infinidade de pessoas que torceram para nós.
Todo mundo saiu ganhando com as adoções e estamos uma família bastante unida e feliz!
Blogs
http://alysonharradreis.blogspot.com.br/
http://jessicaharradreis.blogspot.com.br/
http://filipeharrad.blogspot.com.br/
*Toni Reis é pós-doutor em Educação, presidente da Aliança Nacional LGBTI+, pai de Alyson, Jéssica e Filipe e marido do David
Se você perdeu o começo dessa história: