Luna Ventura é a representante do Estado de Minas Gerais no concurso Miss Beleza T Brasil 2020
A canceriana Luna Ventura é a representante do Estado de Minas Gerais no concurso Miss Beleza T Brasil, que será realizado em São Paulo em outubro (leia mais aqui) – data preliminar que pode ser alterada devido à pandemia. Entramos em contato com todas as eleitas e publicaremos as respostas por ordem alfabética. E as entrevistas já publicadas estarão no fim da página para você conhecer todas elas.
“A Arte me ajudou muito a construir possibilidades reais para o meu corpo, já que assim como muitas, cresci sozinha e sem referência de travestigeneridades. Brincar com o corpo e criar fantasias fez meu mundo real mais gostoso”, conta à Ezatamag.
Fizemos para Luna as mesmas perguntas enviadas às outras candidatas, garantindo isonomia na divulgação delas este texto de abertura também é padrão pelo mesmo motivo. Conheça um pouco mais sobre a Miss Minas Gerais e seus objetivos:
Qual o seu signo e o que você mais gosta no Estado que está representando?
Rainha do drama lunar, sou canceriana e o melhor de Minas Gerais é sem dúvida as cachoeiras. Subir a serra, tomar um banho gelado no Estado das montanhas mais bonitas do País é o que me deixa cada vez mais apaixonada por aqui.
Como foi sua trajetória até começar a sua transição e, agora, poderosa, arrasando, sendo eleita miss e indo ao nacional, como está?
Foi uma segunda puberdade né, só que dessa vez eu vi mais beleza neste corpo novo que ia surgindo. A Arte me ajudou muito a construir possibilidades reais para o meu corpo, já que assim como muitas, cresci sozinha e sem referência de travestigeneridades. Brincar com o corpo e criar fantasias fez meu mundo real mais gostoso.
Tenho no discurso a minha maior ferramenta, trazer as pautas reais sobre os corpos travestigêneres é onde acredito contribuir mais. Ainda vivemos sob a perspectiva da falta de referência, precisamos humanizar nossa existência, ainda sofremos um preconceito discrepante em relação às outras minorias.
O que se tornar Miss significou para você?
É naturalizar o belo enquanto travesti, é quebrar a ideia que beleza é cisgênera. É o novo normal. Ser miss é uma oportunidade para mim de ser a referência que tanto me faltou.
Como você acha que pode ajudar a comunidade LGBTQI+ sendo Miss?
Tenho no discurso a minha maior ferramenta, trazer as pautas reais sobre os corpos travestigêneres é onde acredito contribuir mais. Ainda vivemos sob a perspectiva da falta de referência, precisamos humanizar nossa existência, ainda sofremos um preconceito discrepante em relação às outras minorias. Preconceito e apagamento ainda maior para as pessoas T e negras. Falta a cisgeneridade do movimento LGBT entender o seu lugar de privilégio e reparar a História.
Qual avaliação você faz do cenário político brasileiro de hoje em dia?
#EleNão
Você acredita que ter se tornado Miss te ajudou na sua autoestima?
Sim, já fui ofendida por tantos nomes. É bom saber que feia nunca mais será um deles! hahaha
O que é ser bonita para você?
Ser bonita para mim é ser travesti e livre.
E qual tipo de gente você acha horrorosa?
Transfóbicos, racistas e fascistas a gente não deixa passar.
O que você pode dizer para as meninas trans e travestis que ainda enfrentam as dificuldades pelas quais você já passou?
Levantem a cabeça, vocês não tão sozinhas! Vem para o travabonde!!!!! Tem afeto aqui fora da cisgeneridade.
Agora uma pergunta clássica: qual seu maior sonho?
Que a gente pare de morrer.
@lunaventurac
Leia também: