Vereador coronel de João Pessoa liga pessoas trans a abuso sexual e aprova projeto contra banheiros unissex

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 943/2022, que dispõe sobre a proibição da instalação de banheiros unissex na Capital, de autoria do vereador Coronel Sobreira (MDB). Para o vereador, não se pode permitir que modismos ideológicos se sobreponham à segurança não das mulheres como também ,principalmente, das crianças.

Leia também:

Ex-deputado David Miranda morre no Rio de Janeiro aos 37 anos

João Pessoa lança iniciativa para garantir segurança alimentar para pessoas LGBT+

Paraíba entrega ambulatório TT e homenageia uma das principais militantes LGBT+ do Brasil

Para Sobreira, pessoas trans são sinônimo de violência. Ele considera que o projeto não visa a discriminação, a homofobia ou transfobia, mas sim, defender a preservação da intimidade e segurança das mulheres, que são muito mais vulneráveis aos mais variados tipos de violência.

Segundo a matéria, fica vedada a instalação de banheiros denominados unissex, não direcionado especificamente ao gênero masculino ou feminino, em repartições públicas e privadas, bem como em estabelecimentos comerciais do Município.

A exceção encontra-se em estabelecimentos que têm banheiros de uso familiar ou quando se tratar do único banheiro do estabelecimento, desde que de uso individual. De acordo com a justificativa do projeto, Coronel Sobreira cita como objetivo da medida “inibir a importunação sexual, assédio ou outros constrangimentos de cunho sexual, garantindo a devida privacidade”.

Segundo ele, que se denomina um “Homem de Fé”, a lei se faz mais um resguardo jurídico para todas aquelas pessoas que não se sentem confortáveis com tal situação.