Podcast Afrontravas, Episódio 4 – Empregabilidade de Pessoas Trans* Travestis

No podcast Afrontravas, o episódio 4 tem como tema “Empregabilidade de Pessoas Trans* Travestis”. São informações e problematizações acerca do trabalho, as dificuldades na busca de trabalhos formais e os problemas que são gerados com a presença de pessoas trans e travestis nesses espaços – por não se adequar ou não se capacitar a nos receber de forma adequada.Para pessoas trans e travestis, adentrar no mercado de trabalho pode ser um desafio praticamente impossível.

Leia também:

Episódio 1 do podcast Afrontravas discute como o conhecimento traz reconhecimento

Podcast Afrontravas, Episódio 2 – Territorialidades e Fronteiras Travestis

Podcast Afrontravas, Episódio 3: Branquitude e Racialidades

Muitas pessoas trans sofrem dos diversos tipos de violência já em sua infância, como a expulsão de seu lar e do convívio familiar, sendo abandonadas à própria sorte e que, por consequência, abandonando o ambiente de formação escolar.

Por causas como estas, muitas pessoas trans e travestis acabam não tendo qualificação profissional suficiente para adentrar futuramente no mercado de trabalho formal, as jogando em uma situação de marginalização. Segundo dados da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), uma pesquisa realizada em 2017 constatou que 90% da população trans recorre à prostituição para sua sobrevivência, e outra boa parte atua no mercado informal em diversas áreas.

Além disso tudo, a falta de oportunidade em empresas ainda é extremamente inerente. Apesar de vermos muitas campanhas feitas por empresas no mês de junho, época do orgulho LGBTQIA+, a falta de oportunidades para pessoas trans e travestis é evidente.

No quarto episódio, Alana Costa fala sobre o tema empregabilidade trans e travesti, contando um pouco de suas vivências acompanhada de suas colegas, e levantará alguns dados e problemáticas que envolvem o tema. O episódio “Empregabilidade de Pessoas Trans* Travestis” está disponível nas plataformas de streaming – Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Podcast, Google Podcast e SoundCloud