Ariel Kuma é professora de yoga e comanda o episódio 4
Podcast Afrontravas, Episódio 5 – Saúde Travesti e Terapias Integrativas
No quinto episódio, iremos abordar questões relacionadas à receptividade dos espaços institucionais com as nossas corporalidades, os tratamentos e atendimento institucionais da saúde, os espaços que recebem e acolhem nossas corporalidades. Iremos falar sobre nossos tratamentos hormonais que fazemos com e sem acompanhamento, sobre nossas saúdes e sobre nossas táticas de saúde ancestral e tecnologias de saúde da medicina originária e diaspóricas.
Leia também:
Podcast Afrontravas, Episódio 2 – Territorialidades e Fronteiras Travestis
Podcast Afrontravas, Episódio 3: Branquitude e Racialidades
Podcast Afrontravas, Episódio 4 – Empregabilidade de Pessoas Trans* Travestis
42% da população trans já tentaram suicídio. 85,7% dos homens trans e transmasculinidades já pensaram em suicídio. Estamos falando da falta de esperança em dias melhores. De tentativa de acabar com dores, dores essas frutos de violências diárias, transfobia estrutural.
Estamos falando de uma população cuja expectativa de vida é de 35 anos e se você for uma pessoa racializade (prete, parde ou indígena) é ainda menor. Nesse episódio vamos falar sobre saúde e o acesso a alternativas de práticas que proporcionem manutenção de bem-estar de pessoas trans.
Isso inclui acesso a cuidados médicos, medicamentos e à terapia de reposição hormonal; acesso a uma rotina de alimentação saudável; poder frequentar espaços públicos como clubes, praças e academias para práticas desportivas; e a busca por alternativas como as práticas integrativas e complementares à saúde e o acolhimento em religiões não hegemônicas.
Como manter a saúde física e mental no Brasil de 2022? Tentamos entender como nos mantemos vivas até hoje. Somos 5 travestis de diferentes partes do Brasil e diferentes contextos sociais, culturais e étnicos, compartilhando nossas vivências através desse podcast.
O episódio “Saúde Travesti e Terapias Integrativas” está disponível nas plataformas de streaming – Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Podcast, Google Podcast e SoundCloud. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.